Semana teve início nesta sexta-feira, 3 (Fotos: Portal Infonet) |
Dados estatísticos apontam que somente em Aracaju foram contabilizados 844 casos de câncer de boca, sendo 490 no público feminino e 354 no masculino em 2013. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 3, durante evento de abertura da Semana de Prevenção ao Câncer de Boca.
O evento acontece até a próxima semana e também celebra o Dia do Dentista, comemorado no dia 25 deste mês. “Essa é a abertura da Semana Municipal de câncer de boca, um evento que acontece desde 2010 em Aracaju. VamosaAproveitar que dia 25 é o dia do dentista e trabalhar a prevenção precoce da importância do tratamento da doença. Esse é um câncer bastante agressivo e o ano passado foi o terceiro em maior incidência em Sergipe”, explica o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe, Anderson Lessa.
O convidado para proferir a palestra sobre o câncer de boca foi o cirurgião-dentista, André Caroli Rocha, da cidade de São Paulo. De acordo com ele, o câncer de boca é uma doença grave.
O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Sergipe, Anderson Lessa |
“O câncer de boca é uma doença grave que após o tratamento deixa diversas sequelas. O principal tipo de câncer se manifesta através de uma ferida, úlcera ou mancha inicialmente assintomática que não dói. Apenas um exame clínico e visual bem feito seria capaz de detectar a alteração em fase inicial”, explica.
Ainda de acordo André Caroli, a doença possui alguns fatores de riscos como o fumo, somado ao uso de álcool, pré-disposição genética e vírus como o HPV, que é associado a câncer de boca em pacientes mais jovens. “Alguns subtipos do HPV estão implicados na transformação da célula. Isso aparentemente tem sido a causa do aparecimento da lesão no público mais jovem”.
O câncer de boca afeta uma grande parcela da população de baixo nível escolar. “A maioria é de baixo nível socioeconômico, cultural, fumantes, pacientes mais velhos e homens. É o perfil do paciente que busca atendimento quando está com um incômodo muito grande. O próprio perfil dos pacientes acometidos com câncer de boca tende a fazer com que esse diagnóstico seja tardio”, conta.
Cura
O cirurgião-dentista André Caroli realiza palestra sobre câncer de boca |
Para André Caroli Rocha as chances de cura vão depender do tempo de descoberta e do tratamento da doença. “Depende do estágio em que a doença é diagnosticada. Se diagnosticada precocemente, o índice de cura é elevado acima de 80% dos casos. A grande problemática é que a maioria diagnosticada está em estágio mais avançado da doença e isso faz com que a cura diminua significativamente”.
Palestra
Na segunda-feira, 6, e terça-feira, 7, haverá uma capacitação com os profissionais da rede municipal de Aracaju no sentido de ampliar o olhar para o diagnóstico precoce dentro da unidade de saúde.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B