Agentes de saúde param em São Cristovão

Agentes realizam ato no centro da cidade (Fotos: Kleber Santos/Ascom Sintasa)

Os agentes comunitários de saúde iniciaram nesta quarta-feira, 29, uma greve geral no município de São Cristovão. Nesta manhã, os grevistas realizaram uma manifestação no centro da cidade, onde foi servido um café da manhã. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Área de Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Augusto Couto, os agentes reivindicam o cumprimento de lei federal que estabelece em R$ 1.014 o valor do piso salarial da categoria.

O presidente informou que a Prefeitura de São Cristovão está pagando apenas R$ 750,00 aos agentes. Com a greve, as visitas aos domicílios, o acompanhamento às gestantes e também a distribuição de vitaminas para as crianças estarão suspensas durante o período do movimento grevista.  “Estamos em greve por tempo indeterminado, até que haja uma negociação com a gestão municipal, até lá ficaremos parados, como ficou acordado na última assembleia da categoria, na semana passada. Estamos aqui passando para a população o que está acontecendo em São Cristóvão na área da Saúde”, considerou Augusto Couto.

O secretário de saúde do município Fernando Rodrigues estará reunido com os representantes do Sintasa nesta quarta-feira, 29, para tentar uma negociação. Mas os agentes não estão otimistas com os entendimentos. “Já tivemos algumas reuniões e não houve nenhum avanço”, observa o presidente do sindicato. “Tomara que o secretário traga alguma proposta concreta para que possamos encerrar a greve”, ressaltou o sindicalista.

Augusto Couto: greve por tempo indeterminado

Caso não haja um entendimento, os agentes prometem realizar um novo ato público na manhã da sexta-feira, 31. “Vamos nos concentrar em frente à Universidade Federal de Sergipe para informar à população o que está acontecendo”, ressaltou o presidente do Sintasa.

Prefeitura

A assessoria de comunicação da Prefeitura de São Cristóvão entrou em contato com a redação do Portal Infonet na tarde desta quarta-feira e esclareceu que o diálogo mantido durante a reunião com o secretário de saúde, Fernandes Rodrigues, foi positivo. A assessoria frisa que as partes destacaram as deficiências e tudo que foi levando será enviado para a prefeita Rivanda Batalha que posteriormente convocará os servidores para definirem os novos rumos. A greve permanece.

* A matéria foi atualizada às 15h33 para acréscimo de informações da prefeitura

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais