Paciente chileno permanece internado em Socorro

(Foto: Arquivo Portal infonet)

Na manhã desta terça-feira, 4, a assessoria de comunicação da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) confirmou a equipe do Portal Infonet que o paciente chileno que foi transferido no último final de semana da Unidade de Saúde em Rosário do Catete para o Hospital de Nossa Senhora de Socorro permanece hospitalizado aguardando o resultado de exames.

De acordo com a FHS o paciente está estabilizado e continua mantido na unidade para que os exames apontem a causa do internamento. Entre os exames que são aguardados, está o de dengue. Rodrigo Alberto Fernandes teve febre, diarreia e dores no corpo.

O caso do chileno tomou repercussão em Sergipe após o plantão da Unidade de Saúde do município de Rosário do Catete ter sido fechado. A suspeita, descartada pelo Ministério da Saúde, do vírus ebola levou pânico a população.

SES

A assessoria de comunicação da SES encaminhou informações para o Portal dando conta que após todo o pânico causado pelo rumor que um paciente chileno estava com suspeita de Ebola no município de Rosário do Catete e a confirmação de que o caso foi caracterizado como 'Falso Suspeito', a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu na última segunda-feira, 3, a equipe técnica para fazer uma análise sobre todo o protocolo seguido no último final de semana desde a negativa da suspeita e também a verificação do segmento do caso que, segundo o protocolo a seguir de doenças diarreicas, foi encaminhado para tratamento no Hospital Regional de Nossa Senhora do Socorro.

"Mesmo com toda proporção que ocorreu, a equipe da SES se envolveu prontamente e as condutas foram aplicadas em tempo hábil, obedecendo todos os protocolos do Ministério da Saúde. Mesmo com a SES se posicionando e tranquilizando imediatamente que o caso não era considerado como suspeito, a postura pela parte do município de Rosário do Catete não foi mudada de imediato. A conduta de isolamento da Clínica permaneceu e precisou da intervenção do Ministério. Todas as áreas da SES se envolveram para desconstruir o pânico", esclarece Giselda Melo, coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES.

"O Estado de Sergipe foi amplamente proativo. Como a suspeita do paciente estar com Ebola foi descartada de imediato, não foi necessária que a remoção ao Hospital Regional de Socorro fosse feita pelo Samu, que possui protocolo para a remoção de pacientes suspeitos por Ebola. Uma vez que foi descartado e por se enquadrar em outra situação de saúde, não tinha necessidade do Samu. Atendemos prontamente à demanda de Rosário do Catete e solicitamos o encaminhamento do caso para o CIEVS, conforme definido em protocolo pactuado e repassado para os gestores das unidades. Ontem, estivemos pessoalmente com o paciente e todos os exames apontam para outro diagnóstico, que seria dengue. A SES está assistindo e monitorando momento a momento este paciente', explica Márcia Guimarães, diretora de Atenção Hospitalar da SES.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais