![]() |
(Foto: Ascom SES) |
Os usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) estão mostrando que são bons não apenas nas artes ou nas demais orientações e atividades terapêuticas praticadas nesses espaços. Eles estão demonstrando que são talentosos, também, no esporte, durante os Jogos Integrativos Intercaps.
O Intercaps começou no último dia 24 e segue até sexta-feira, 28, reunindo no Clube da Caixa as pessoas assistidas em 18 CAPS de vários municípios sergipanos. O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) por meio da Comissão Intersetorial de Saúde Mental (Cism) e com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O Intercaps conta com competições esportivas e lúdicas de Futebol de Salão, Voleibol, Queimado, Dama, Dominó e Corrida de Saco.
O usuário do Caps Jansen Carmo, em Nossa Senhora do Socorro, Agnaldo Adilson da Silva, se inscreveu para jogar Futsal. No ano passado, a equipe dele ficou em segundo lugar. "Este ano, não sei. Só sei que vou competir e isso é que é bom. Estar aqui, todos juntos, com outros Caps, conhecer mais gente, é muito bacana. O que chegar estará bom demais", falou.
E é justamente este um dos objetivos do Intercaps, segundo Heitor Freitas de Andrade, presidente do Sindicato dos Psicólogos de Sergipe e coordenador da Cism. "Objetivamos com esse evento integrar os usuários dos Caps com uma ação esportiva, com o foco não apenas na competitividade, mas na saúde do usuário como um todo", explicou.
O presidente da Associação de Redução de Danos e membro da Cism, Sérgio Andrade, destacou a importância do evento na socialização dos usuários dos Caps e informou que o Intercaps não se resume aos jogos, mas às atividades terapêuticas que antecedem e sucedem os mesmos.
"Há todo um trabalho antes e depois do evento para mostrar aos usuários das oficinas terapêuticas o que é a competitividade e a violência, abordando a importância da participação em si nos jogos, independentemente de ganhar ou perder. Mostramos também a eles que perder e ganhar fazem parte da vida", disse Sérgio Andrade.
"Viemos aqui dar a nossa contribuição como pessoas. Mostrar que não somos malucos. Somos pessoas que buscam um tratamento para problemas que nos afligem. Maluco, mesmo, é quem não procura tratamento. Os jogos dos Caps ajudam a nos desenvolver e a fazer novas amizades", testemunhou Maria do Socorro Santos Filha, usuária do Caps de Itaporanga d'Ajuda, ao lado do assistente social do Caps Arte de Viver, Carlos Eduardo Hora.
O Intercaps surgiu há cinco anos como um evento que reunia apenas uma modalidade esportiva, o Futsal. Este ano, o CES através da Cism, encampou a ideia e decidiu ampliar as modalidades esportivas para aumentar, também, a participação entre os Caps, contando com total apoio da SES para realização. No encerramento do evento acontecerá a premiação dos três primeiros colocados nas modalidades inscritas e apresentações artísticas e culturais.
Para o presidente da Associação de Usuários da Saúde Mental do Estado de Sergipe, Marco Aurélio da Silva Gonzaga, "o evento fortalece o serviço de saúde mental prestado pelo Estado e integra os usuários do sistema. Estamos todos interagindo e ampliando nossos horizontes".
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B