Vigilância alerta sobre o consumo de suplementos

(Foto: Ilustrativa/Portal Infonet)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu uma notificação da Agência Americana de Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) sobre o recall dos produtos Forever Beautiful Bee Pollen e Forever Beautiful Infinity, fabricados pela empresa norte-americana REFA Enterprises, LLC. O motivo foi a detecção das substâncias Sibutramina e Fenolftaleína nos lotes: Forever Beautiful Bee Pollen (UPC #6333090804632) e Forever Beautiful Infinity (UPC #633090804649), ambos comercializados em cápsulas.

A Sibutramina pode causar aumento da pressão arterial e representar riscos às pessoas propensas à doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca congestiva, arritmias ou acidente vascular cerebral. Já a Fenolftaleína é um ingrediente usado como laxante e pode ocasionar distúrbios gastrointestinais potencialmente graves, batimentos cardíacos irregulares e câncer com o uso em longo prazo.

Segundo o diretor da Vigilância Sanitária Estadual, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Antônio de Pádua Pereira Pombo, a Sibutramina é classificada pela Anvisa na categoria de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, de acordo com a Portaria N.º 344/1998. A Fenolftaleína, por sua vez, está suspensa pela Anvisa, segundo a Resolução RE nº 571/2002, uma vez que há risco de que esta substância induza a vários tipos de cânceres.

“Considerando que estes dois produtos não são autorizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para ser exportado ao Brasil, mas que é comercializado internacionalmente através das facilidades que a internet proporciona, a Anvisa recomenda aos consumidores que não façam uso do produtos Forever Beautiful Bee Pollen e Forever Beautiful Infinity, pelo alto risco à saúde do consumidor. O papel da Vigilância Sanitária é proteger a saúde da população”, esclarece Antônio de Pádua Pombo.

Ainda de acordo com o diretor, a Vigilância Sanitária Estadual orienta às pessoas que, por ventura, estejam fazendo uso desses produtos para que suspendam o consumo de imediato. "Alertamos também às Vigilâncias Municipais que realizem visitas às academias e aos estabelecimentos que comercializam suplementos. Caso constatem a presença dos produtos, devem fazer a imediata apreensão. Aos educadores físicos e empresários do ramo fitness, recomendamos que orientem aos praticantes de atividades físicas a não adquirir suplementos ou quaisquer outros produtos comercializados sem registro na Anvisa, principalmente comprados pela internet”, acrescentou.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais