Huse promove aula inaugural da Residência Médica

Huse promoveu nesta terça-feira, 3, a aula inaugural da Residência Médica 2015 (Foto: divulgação)

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) promoveu, nesta terça-feira (3), a aula inaugural da Residência Médica 2015. Durante o processo seletivo realizado no último mês de janeiro, 20 candidatos foram aprovados para atuar nas áreas de Cirurgia Geral, Pediatria, Cirurgia do Trauma, Neonatologia, Medicina Intensiva e Clínica Médica.
 
A Residência Médica no Huse tem reflexos diretos no atendimento ao paciente, na formação profissional de jovens médicos e no próprio exercício da Medicina no Estado. As atividades são realizadas nas instalações da unidade, proporcionando a vivência da rotina de um hospital geral de grande porte e com os constantes avanços da tecnologia na área da Saúde.

O acolhimento foi feito pelo coordenador da Comissão de Residência Médica (Corema/Huse), Fábio Alves, que desejou as boas vindas aos novos residentes e destacou a importância de estar há oito anos à frente desse trabalho de formação.

"Há oito anos estamos trabalhando com Residência Médica e descobrimos que vale a pena desenvolver essa especialização médica no Brasil, dispondo o Huse da mesma em seis grandes áreas, com vistas à formação de opiniões e de profissionais. A cada ano, 20 novos residentes compartilham experiência e contribuem para a maior dinâmica do hospital e para a motivação dos preceptores e da supervisão", enfatizou o coordenador.

De acordo com a diretora técnica do Huse, Edda Machado, o trabalho é de extrema importância. "O objetivo é que todos os residentes se sintam acolhidos, respeitados e em casa. Assim, favorecemos a produção qualitativa que em muito dignifica a assistência. Parabenizo, inclusive, os cirurgiões que permanecerão conosco de maneira perene", ressaltou.

A expectativa do residente em Cirurgia Geral, Luiz Henrique Costa, é muito positiva. "Devido ao grande volume de cirurgias a serem realizadas em pacientes do Huse, almejo estar diante de diferentes casos, cujas experiências implicarão em boa preparação. Espero contribuir bastante para melhorar a assistência hospitalar aqui prestada aos inúmeros pacientes, embora tenha ciência dos impasses a serem enfrentados", considerou Luiz Henrique.

Referência

O Huse é um hospital de referência em atendimentos de alta complexidade no Estado e uma grande escola para os acadêmicos de Medicina. No Huse, a residência obedece um período integral de 60 horas semanais, com direito a bolsas de estudo no valor bruto de R$ 2.976, conforme estabelecido pela Comissão Nacional de Residência Médica.
  
Layla Barbosa, que está no segundo ano de Residência Médica em Cirurgia Geral, deseja sucesso aos novos residentes e ressalta que a cada dia um novo desafio é assumido. "Como estamos atuando num hospital de urgência do Estado, a demanda de pacientes é enorme, assim como o desafio de lidar com as diversas patologias. Como veterana, posso assegurar que tem sido gratificante receber respostas dos pacientes, essas refletidas no interesse de melhorar a realidade de muitos", explicou.
  
A superintendente do Huse, Lycia Diniz, destacou o papel da instituição na formação dos novos profissionais. "Integrante da equipe gestora há dez anos, uma das vitórias que mais apreciei foi a chegada da Residência Médica no Huse. Através dos residentes, usufruimos de mais disciplina e organização. Quero agradecer a presença de todos no Huse, sei que são excelentes profissionais e vão sair daqui devidamente preparados. Agradeço a cada preceptor pela doação do seu tempo à unidade e ao residente pela dedicação", concluiu a gestora.

Fonte: FHS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais