|
(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Começa hoje, 10, o trabalho do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais para identificação dos casos da doença que tenham sido contraídos durante o período de Carnaval. A ação terá o apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante, que durante o mês de março estará em seis pontos diferentes da capital, nos dias definidos em reunião realizada pela Diretoria de Vigilância em Saúde, na última segunda-feira, 23.
Segundo a Referência técnica do programa, Marília Uchôa, o período carnavalesco é propício ao descuido. "As pessoas nessa época se expõem muito, se tornam vulneráveis, pelo momento de alegria, pelo excesso do álcool, e acabam de descuidando. Diante disso, estaremos fazendo esse trabalho de testagem rápida, tendo início cerca de um mês depois do Carnaval, quando é possível identificar a presença do vírus no organismo", disse Marília.
A diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, ressalta esta ação como medida preventiva. "Colocando o procedimento para identificação do HIV, o quanto antes, faz com que se possa minimizar as complicações da doença".
Desde o início da epidemia, Aracaju apresenta 1.700 casos da doença, sendo 1.224 em homens e 476 em mulheres. Confira abaixo as datas e os locais onde o CTA Itinerante estará disponível.
Terça-feira, 10
08h às 16h CEASA
Quinta-feira,12
08h às 16h Mercado/Centro
Quinta-feira, 19
08h às 16h Feira Livre/ Santos Dumont
Terça-feira,24
08h às 16h Feira Livre/ Batistão
Quinta-feira,26
08h às 16h Mercado/Augusto Franco
Terça-feira, 31
08h às 16h Bairro Santa Maria
Fonte: Ascom PMA
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B