Pacientes da oncologia do Huse ficam sem medicamentos

Pacientes da oncologia do Huse ficam sem medicamentos  (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Pacientes do setor de oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) estão com problemas com os medicamentos do tratamento, que estão em falta na unidade. A ausência de remédios como Taxol, CTX, CARBO, 5FU, Arédia e Arimedex nas farmácias do Huse prejudicou o tratamento de pacientes com câncer.

Maria de Fátima Tavares foi uma das pacientes afetadas pela falta de medicamento no Huse. Diagnosticada com câncer da mama em novembro do ano passado, Maria de Fátima faz, desde então, uso do Taxol para o tratamento da quimioterapia. Ele conta que ficou duas semanas sem fazer o tratamento devido a ausência do medicamento. “Tive que esperar, né. E isso atrasa o tratamento”, contou a paciente.

Maria Virgínia Lacerda, que também tem câncer de mama e faz uso do Taxol, conta que foi diagnosticada recentemente e o início do tratamento teve que ser adiado devido à falta do medicamento. “Era para começar antes, mas teve que ser adiado. Hoje vai ser a primeira das 12 sessões que farei. Mas já poderia ter começado antes”, disse a paciente.

Um incêndio que atingiu, em fevereiro deste ano, o galpão da Central de Logística (Celog) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) contribuiu para a falta de medicamentos no setor de oncologia. Apesar de não terem sido atingidos diretamente pelas chamas do incêndio, alguns medicamentos ficaram fora do ambiente climatizados e foram prejudicados pelo calor, segundo informações da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

Na tarde desta segunda-feira, 16, a assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde, informou que, ao menos o Taxol já retornou às farmácias do Huse. O assessor Alberto Jorge fala que a ordem para a compra do Arédia já foi feita e a que a qualquer momento estará de volta ao Huse. Quanto aos outros medicamentos que estão em falta, o assessor explicou que eles estão em observação após a ocorrência do incêndio da Celog.

Foi informado ainda que verificações estão sendo feitas para que os medicamentos voltem a ser liberados. O assessor informou que até o final desta semana a situação no Huse será resolvida.

Por Helena Sader e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais