Huse realiza 936 atendimentos durante a Semana Santa

Os casos mais comuns foram os acidentes motociclísticos (Foto: divulgação)

Entre os últimos dias 3 e 5, feriado prolongado alusivo à Semana Santa, o Hospital de Urgência de Sergipe registrou 936 atendimentos, sendo que destes apenas 128 pacientes ficaram internados.

De acordo com a superintendente do Huse, Lycia Dinis, os casos mais comuns foram os acidentes motociclísticos, que continuam liderando as estatísticas do hospital com 107 atendimentos, gerando, durante o feriadão, 27 internações. Os acidentes automobilísticos deixaram 10 feridos com lesões leves, sem necessidade de internamento.

" Registramos melhorias na execução de processos de trabalho, o que contribuiu para avanços na assistência e na ambiência das alas verde e azul. Esses resultados são visíveis, principalmente, nos finais de semana, quando há elevação no índice de demandas recebidas pela unidade de saúde", ressaltou a gestora.

Entre os avanços registrados está a maior rotatividade dos leitos existentes, garantindo o atendimento mais qualitativo a um número maior de pacientes. "Os profissionais que atuam no pronto socorro do Huse estão aptos a agilizar os mais diversos atendimentos, entre eles clínicos, cirúrgicos, pediátricos, administração de medicamentos e ortopédicos", frisou Lycia Dinis.
Ainda segundo a superintendente do Huse, a elevação do índice de resolutividade na área verde trauma se deve, entre outros fatores, a montagem de uma sala específica para a área de ortopedia.

“Na sala, são realizadas cerca de 30 cirurgias por semana. Ação essa que tende a desafogar cada vez mais o setor, reduzindo assim as filas de espera por procedimentos cirúrgicos. Com a abertura da sala, uma média de cinco cirurgias diárias são realizadas, disponibilizando melhor a outros pacientes os serviços de internamento”, declarou.

Baixa complexidade

Na área azul do hospital, 292 atendimentos foram realizados e apenas 30 ficaram internados. Para a superintendente do Huse, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) já começam a funcionar dentro da normalidade e a auxiliar no cumprimento de demandas que, anteriormente, ocasionariam superlotação no Huse.

"Com a realização de atendimentos de baixa complexidade nas UPAs, há redução no número de atendimento a esses pacientes no Huse, tornando a unidade mais apta a atender os casos de urgência. Anteriormente, 85% dos pacientes que chegavam na área azul do Huse eram direcionados a atendimentos ambulatoriais. Estes oferecidos nas unidades básicas de saúde", disse.

Lycia Dinis ainda ressalta o número de atendimentos realizados no pronto socorro da Unidade Pediátrica Doutor José Machado de Souza, localizada anexo ao Huse. Foram contabilizados 226 atendimentos, com apenas 26 casos de internação.

Hospitais Regionais

Hospitais regionais de Lagarto e Itabaiana somaram quase 1.300 atendimentos no feriadão
Durante o feriadão da Semana Santa, o Hospital Regional de Lagarto (HRL), gerenciado pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), atendeu a quase 449 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre casos clínicos, ortopédicos e cirúrgicos, foram atendidas três vítimas de acidentes automobilísticos, sendo duas por atropelamento, além de oito vítimas de acidentes envolvendo motocicletas.

De acordo com dados cadastrados no Sistema Integrado de Informatização de Ambiente Hospitalar do Ministério da Saúde (Hospub), entre esses atendimentos, 14 vítimas de queda deram entrada na unidade de saúde, 48 recorreram aos serviços hospitalares por intoxicação e mais três por traumas diversos. No período, o HRL não registrou casos de vítimas por arma de fogo ou branca.

Itabaiana

Já o hospital Regional de Itabaiana atendeu 791 pacientes. Desses, apenas 42 permanecem internados na unidade sob observação médica. Do total de pacientes atendidos, foram registradas 487 altas hospitalares, ou seja, a maior parte dos cidadãos assistidos foram liberados depois de medicados.

Durante o feriadão de Semana Santa ainda foram realizadas 136 suturas e apenas 11 desses pacientes permanecem sob cuidados médicos. Além disso, 109 pacientes se submeteram a observação pediátrica com registro de alta hospitalar destinada a 103 deles. A unidade hospitalar registrou também uma consulta em ambulatório e 33 casos de ortopedia com total índice de resolutividade desses casos.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais