Saúde terá novos profissionais do Mais Médicos e Provab

Saúde fará acolhimento de 60 novos profissionais do Mais Médicos e Provab (Foto: Arquivo Portal Infonet)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará nesta terça-feira, 07, às 8h, o acolhimento dos 60 novos profissionais que integrarão o ‘Mais Médicos’ e o ‘Provab’ em Sergipe e que iniciarão suas atividades nos 27 municípios sergipanos que aderiram aos programas do Governo Federal.

O acolhimento acontecerá no auditório da Funesa, localizada à rua Basílio Rocha, bairro Getúlio Vargas, em Aracaju.

Nesta segunda etapa, Sergipe foi contemplada com médicos brasileiros. O acolhimento aos profissionais contará com a presença do secretário de Estado da Saúde, José Sobral, com a coordenadora Estadual do Programa Mais Médicos, Monalisa Fonseca, e representantes do Ministério da Saúde, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Ministério da Educação, Conselho Estadual da Saúde (CES).

O programa Mais Médicos foi criado pelo Governo Federal em julho de 2013 com o objetivo de levar profissionais às comunidades carentes, distantes dos grandes centros e onde não havia médicos para atender à população.

A estratégia deu tão certo que, hoje, eles reforçam assistência na Atenção Básica, principalmente onde há carência de médicos. Em todo o Brasil, por essa estratégia, 14.462 médicos passaram a atender a população de 3.785 mil municípios com 50 milhões de brasileiros beneficiados, segundo o MS.

Em Sergipe, atualmente são 167 profissionais do programa Mais Médicos e 38 médicos do Provab, totalizando 205 profissionais, atuando em 52 municípios.

Para fortalecer a assistência ao usuário do SUS e oferecer estrutura digna de trabalho aos médicos, Sergipe possui 87 Clínicas de Saúde da Família (CSF) padronizadas em todas as regiões de Saúde, sendo que 22 delas funcionam 24 horas com Salas de Estabilização, para dar os cuidados iniciais aos pacientes graves até que sejam transferidos para a unidade de acordo com o grau de complexidade.

“O programa Mais Médicos vem contribuindo significativamente para que a assistência à saúde dê um grande salto. Esses profissionais que superam as expectativas do usuário. Eles vão até as residências, até mesmo nos povoados, e seguem rigorosamente a Estratégia de Saúde da Família. Os médicos têm a visão concreta do que é a Estratégia de Saúde da Família, têm a permanência constante na unidade, são mais presentes na vida das pessoas, fazem visitas domiciliares e são interessados na evolução da saúde do paciente. Se o usuário não aparece na unidade, ele vai até a casa dele. Estamos felizes com essa adesão e desejamos êxito aos novos 60 profissionais”, ressalta Monalisa Fonseca, coordenadora estadual do Programa Mais Médicos.

“O Mais Médicos é um programa extraordinário e tem ajudado bastante no fortalecimento da Atenção Básica em nosso estado. A presença constante deste profissional cuidando do usuário do Sistema Único de Saúde na Unidade Básica de Saúde e até mesmo na casa dele, tem contribuído bastante para diminuir a superlotação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos Hospitais Regionais e até mesmo do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse). Faremos, nesta terça-feira, um receptivo e daremos as boas-vindas a esses profissionais”, complementa José Sobral, secretário de Estado da Saúde.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais