Sindicato denuncia falta de energia e transtorno no HU

A energia foi restabelecida ainda na mesma noite (Foto: Arquivo Infonet)

O Hospital Universitário (HU) situado no bairro Sanatório, ficou 40 minutos sem energia elétrica. A denúncia foi feita ao Portal Infonet pelo presidente do Sindicato dos Servidores da Universidade Federal de Sergipe (Sintufs), Lucas Gama.

O fato aconteceu por volta das 20h da última quarta-feira, dia 14, quando um problema gerado do lado de fora da unidade hospitalar, ocasionou o problema. De acordo com Lucas Gama, o único gerador existente no local não funcionou quando deveria. “Ficamos sabendo que houve uma pequena explosão em um cabo na área externa do hospital por volta das 20h que provocou a falta de energia e o gerador não entrou em ação. A energia só voltou às 20h40”, diz.

Para piorar a situação, Lucas Gama conta que no momento em que houve a falta de energia, um paciente estava para realizar uma cirurgia. “No momento uma cirurgia estava sendo realizada e o paciente já tinha levado uma incisão [corte] e o médico decidiu fechar o paciente, mas veja que é um risco para o paciente. Essa informação soubemos de uma enfermeira que disse que por cautela, o médico decidiu costurar o paciente. Nesses casos, o hospital tem que dispôr de mais de um gerador em caso de emergência que não funcionou”, informa.

Segundo Lucas Gama, no momento do fato, ninguém da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) estava no hospital. Na próxima sexta-feira, dia 17, às 14h, o Sintufs irá se reunir com o Ministério Público Federal (MPF) para tratar das questões relacionadas à Ebserh e segundo Lucas Gama, esse fato será levado ao conhecimento do órgão. 

Energisa

A assessoria de comunicação da Energisa informou que a falta de energia ocorreu às 19h55, sendo reestabelecido o fornecimento as 20h30. O hospital foi priorizado e foi realizado uma inspeção de segurança na região e constatou-se que foi um ninho de pássaro que se formou na rede elétrica. A equipe foi chamada para atender ao hospital, que foi priorizado.

Hospital

No dia 16 de abril, a resposta do HU nos foi encaminhado pela assessoria de comunicação da Assessora de Imprensa da Reitoria [UFS]. Abaixo segue a nota:

"Na noite do dia 14/04/2015 houve uma interrupção abrupta no fornecimento de energia dos bairros Santo Antônio, Industrial, Cidade Nova e Palestina, e quando da entrada do grupo gerador do Hospital Universitário houve um curto-circuito nas instalações impossibilitando a chegada da energia ao seu destino (centro cirúrgico, UTI, clínicas e etc).
A empresa Energisa foi prontamente comunicada (protocolo 15895248), como também a empresa detentora de contrato de manutenção, a SEI soluções elétricas, que realiza manutenção preventiva e corretiva no gerador.
O grupo gerador está passando hoje por substituição dos cabos que entraram em curto, como também por mais uma manutenção realizada pela empresa já citada, com a supervisão do fiscal do contrato, o nosso Eng. Elétrico Luciano.
Em relação à cirurgia que estava sendo realizada no momento da falta de energia, conversamos com o cirurgião que estava realizando o procedimento e o mesmo nos informou, que apesar dos transtornos que fatos dessa natureza geram, este não trouxe maiores consequências para o paciente porque o procedimento cirúrgico ainda estava em seu início, e como foi dado um tempo para ver se a energia elétrica voltava e essa não retornou, este teve apenas que suturar a pele do paciente, e o anestesista terminar a anestesia, não havendo portanto, nenhum comprometimento maior de órgão ou função.
O setor de Infraestrutura já está providenciando termo de referência a fim de adquirirmos mais um gerador que trabalhará em conjunto com o atual, para que possamos evitar problemas no fornecimento de energia para os diversos setores do hospital".

*A matéria foi alterada às 11h47 do dia 16 de abril para acréscimo de nota encaminhada pelo HU

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais