Maternidade: N. Srª Lourdes sem condições de atendimento

Pacientes e acompanhantes aguardam na recepção da Nossa Senhora de Lourdes (Fotos: Portal Infonet)

Quem procurou a maternidade Nossa Senhora de Lourdes, localizada na Avenida Tancredo Neves, enfrentou uma longa espera para receber atendimento por conta da superlotação na unidade de saúde. Na sala de recepção da maternidade, a movimentação foi intensa de parturientes e acompanhantes de pacientes, durante toda a manhã desta quinta-feira, dia 21.

Adriana Monteiro do Carmo está grávida de trigêmeos e veio de Cristinápolis para buscar atendimento na maternidade. “Cheguei ontem à noite, fizeram o exame de toque e me mandaram para o Santa Isabel. Lá, eles me mandaram para cá. Não sei o que estão esperando para fazer meu parto que é de alto risco. Acho que estão esperando para ver se dar para ser normal”, reclama.

Apesar da demora no atendimento, o diretor técnico da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, o médico Carlos Alberto Pereira Júnior, alega que a instituição permanece de portas abertas e que todas as parturientes estão sendo atendidas.

“A gente está com o atendimento um pouco precarizado, por causa do aumento grande da demanda. Condições não estamos tendo, mas estamos fazendo tudo que é possível para resolver os problemas. Temos uma capacidade no centro cirúrgico de 17 pacientes, mas ontem tínhamos mais de 30 e não tínhamos espaço físico para locomoção dentro do centro cirúrgico. A prioridade é para pacientes de alto risco, mas estamos atendendo todas. Existe um protocolo na maternidade que é a classificação de risco que é feito pelo pessoal de enfermagem na porta da maternidade que serve para priorizar atendimento, não é negar atendimento. Ninguém está deixando de ser atendida, agora como estamos com esta demanda, o atendimento esta sendo um pouco demorado nessas pacientes de risco habitual”, explica.

Adriana Monteiro está grávida de trigêmeos e veio de Cristinápolis para ser atendida na maternidade

O médico Carlos Alberto diz que todas as gestantes estão sendo atendidas na Lurdinha

Ednilza Maria de Jesus diz que também há superlotação no Santa Isabel 

Santa Isabel

Na maternidade Santa Isabel a situação não é muito diferente. Ednilza Maria Santos de Jesus esteve na maternidade para visitar a nora que perdeu recentemente o bebê. Segundo ela, o local está superlotado. “As camas estão lotadas de pacientes e os médicos estão aguardando esvaziar e procurando espaços para tentar colocar mais pacientes. Deveria se ter mais maternidades na capital”, acredita.

A assessoria de comunicação da maternidade Santa Isabel reconheceu a superlotação dentro da unidade, mas enfatizou que a maternidade não está deixando de atender as pacientes e que todos os esforços estão sendo feitos para que o atendimento aconteça.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais