Cirurgia ortopédica: MPE quer reduzir tempo de espera

Promotor Antônio Forte Jr: "Gargalo" (Foto: Portal Infonet)

A diminuição do tempo de espera para a realização de pacientes ortopédicos no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), para no máximo 48h foi discutida em audiência no Ministério Público Estadual (MPE), na manhã desta terça-feira, 3. Atualmente um paciente que precisa fazer uma cirurgia ortopédica no Huse, passa até 10 dias aguardando.

A audiência que contou com representantes da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), foi presidida pelos promotores Antônio Forte de Souza Júnior e Fábio Viegas Mendonça de Araújo.

Na ocasião, foi informado pelo Huse, que no último final de semana, foram realizadas 18 cirurgias ortopédicas e que “é preciso um maior respaldo da Coordenação da Vigilância Sanitária (Covisa), na questão da desinfecção dos instrumentos ortopédicos e reconhece a necessidade de mais furadeiras de número 4 e que há dificuldade no repasse dos pacientes ao Hospital de Cirurgia e geralmente os pacientes passam 10 dias fazendo os exames”.

Os representantes da Fundação Hospitalar de Saúde informaram que “quanto a aquisição das furadeiras, já foi convocada a quarta colocada na licitação para aquisição de 8 furadeiras e que foi implantada ortopedia nos hospitais de Propriá, Estância, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto e Itabaiana. E ainda que neste fim de semana, houve deficiência de escala no interior”.

Gargalo

“Há um gargalo no que se refere à demora na realização de cirurgias no Huse. O tempo de espera para a cirurgia é em média de 10 dias e nós estamos tentando reduzir para 48h, pois entendemos que deve ser o mais rápido possível. É um procedimento que está iniciando e junto com o Cirurgia, com a Secretaria de Saúde, a Fundação Hospitalar de Saúde e o próprio Huse, verificamos que precisa de mais instrumentos. Uma nova audiência será realizada em 15 dias”, ressalta o promotor Antônio Forte Júnior.

Foi firmado compromisso para que o Huse e a FHS elaborem um estudo e apresentem ao MPE até o dia 17 de junho, de quais são os mecanismos necessários para reduzir o tempo de espera dos pacientes para serem transferidos para o Hospital de Cirurgia.

Por Aldaci de Souza

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais