Duas pessoas morrem no Huse por suspeita da bactéria KPC

Pacientes continuam internados no Huse (Foto: Arquivo Infonet)

Duas pessoas [um homem e uma mulher] faleceram no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Segundo informações passadas pela assessoria de comunicação do Huse, os pacientes estavam infectados com a bacteria klebsiella Pneumoniae Carbapenemase [bactéria KPC]. Os nomes dos pacientes ainda não foram divulgados pela assessoria de comunicação do hospital.

Ao todo, 13 pacientes estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo quatro infectados e nova colonizados [têm a bactéria, mas não têm a infecção].

Por conta das UTIs 1 e 2 não estarem recebendo novos pacientes, uma das alternativas tomadas pela direção da unidade foi buscar transferir os pacientes da ala verde para o Hospital da Polícia Militar (HPM), com o objetivo de receber os pacientes da ala vermelha em estado mais críticos e que necessitam de uma UTI.

Segundo a assessoria do Huse, na tarde desta terça-feira, 9, será emitida uma nota à imprensa com as últimas informações sobre os pacientes internados na unidade.

SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) enviou no final da tarde desta terça-feira, 9, um boletim técnico com informações evolutivas sobre a emergência da bactéria KPC nas Utis do Huse.

O Boletim informou que na manhã de hoje eram 13 pacientes com culturas positivas para a bactéria multirresistente Klebsiella-KPC e que deste total, quatro foram diagnosticados com infecção ativa e nove com colonização (presença da bactéria, mas sem infecção estabelecida).  O boletim disse ainda que Dos quatro infectados, dois morreram da infecção (septicemia) e estavam com a KPC e que dos nove colonizados, dois morreram de causas outras (cardíacas e neurológicas).

A SES disse ainda que a rotina de monitoramento está intensificada e que diariamente será feita atualização da situação.
Ainda de acordo com a SES, a situação de aparecimento de bactérias multirresistentes é uma realidade em Hospitais de grande demanda e de alta complexidade, conforme vem sendo veiculada em outros centros de saúde. No HUSE, a situação foi identificada em seu início  exatamente por termos medidas de vigilância na rotina de trabalho.

A SES enfatizou que os meios de controle e precauções padrões estão instituídos e que não há riscos para acompanhantes e visitantes.  Ainda segundo a SES, a população pode ficar tranquila, que o usuário estará bem assistido e que todos estão trabalhando intensamente para que tudo se resolva o mais rápido possível e para que seja liberada pelo menos uma das UTI para novas internações ainda esta semana, com total segurança para os usuários.

A matéria foi alterada às 18h46 para acréscimo de nota enviada pela SES.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais