USF Francisco Fonseca e PSE avaliam saúde de estudantes

(Foto: AAN)

O Programa Saúde na Escola (PSE) realiza durante toda esta terça-feira, 9, o trabalho de avaliação antropométrica com os 355 alunos da Escola Municipal Otília de Araújo, no bairro 18 do Forte. Dez profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Francisco Fonseca, avaliam a situação nutricional, oftalmológica e a regularidade do cartão de vacina. A intervenção desta vez contou com a participação dos agentes de endemias, pelo fato do bairro ter apresentado um dos maiores indicadores no Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). Quem também fez parte, foram os alunos do quinto período de Odontologia da Universidade Tiradentes com ações de saúde bucal.

Segundo a referência técnica do PSE, Aline Vieira, esta ação faz parte do cronograma anual e é realizada em várias escolas do nosso município, como uma forma de fortalecer o trabalho da estratégia de saúde da família. “Muitos pais trabalham o dia todo e, às vezes, fica complicado levar a criança na unidade, então nós vamos até as escolas que estão no território da unidade com atividades de promoção e prevenção em saúde e os alunos identificados com alguma alteração são encaminhados para o tratamento clínico adequado”, afirmou.

O Programa Municipal de Controle da Dengue, atendendo ao convite do PSE, esteve participando com agentes de endemias, que visitaram as salas de aula levando orientações quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Toda estratégia que seja montada para reduzir o número de casos da dengue, é válida e nós atuaremos como parceiros, ainda mais pela importância da educação que é ponto fundamental da prevenção”, é o que afirma o supervisor de endemias, Thiago de Carvalho.

Um grupo de alunos do quinto período do curso de Odontologia da Universidade Tiradentes, também atuou promovendo ações de saúde bucal. Segundo a professora, Isabela Brandão, este tipo de intervenção é importante tanto para os escolares como para os estagiários. “Somos parceiros da Saúde de Aracaju, e estamos atuando em diversas escolas, e isso é maravilhoso para nossos alunos que já passam a ter contato com a vivência diária que terão ao chegar no mercado de trabalho, como também para as crianças que aprendem desde cedo como deve cuidar da boquinha”, ressaltou.

O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é a base do Programa, que desenvolve políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública visando promover saúde e educação integral.

Fonte: Ascom AAN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais