Condutores de ambulância se reúnem em SE por melhorias

Condutores de ambulância reunidos em Aracaju (Foto: Portal Infonet)

Condutores de ambulâncias de diversos estados estão reunidos em Aracaju nesta quarta-feira, dia 10, e quinta-feira, dia 11. O objetivo do encontro é discutir a regulamentação da profissão da categoria e traçar diretrizes para avanços das melhorias para os condutores de ambulância em todo o país.

O presidente nacional da Associação Brasileira dos Motoristas Condutores de Ambulância (Abramca), Alex Douglas dos Santos, também está em Aracaju para participar do encontro.

De acordo com o presidente da Abramca, Alex Douglas dos Santos, o que falta é um reconhecimento da categoria dentro da própria área da saúde. “Temos a lei 12.998/2014 que reconhece a profissão. Mas o que acontece hoje é que o condutor de ambulância hoje é visto como um 'elemento' dentro do setor pré hospitalar, não é reconhecido pela saúde, porque existe uma portaria que ela nos barra que é a portaria 2048/2012 e no seu capítulo 4, ela é bem clara, quando diz sobre os não oriundos na área da saúde e que esta incluso os condutores de veículo de emergência”.

Ainda segundo Alex Douglas, a Abramca já busca estratégias em defesa do condutor de ambulância. “Abramca está fazendo as provocações aos órgãos da saúde para que nós não esbarremos em burocracia, ou seja, queremos que o pessoal da saúde ministerial nos faça uma sugestão de como nós seremos inseridos na saúde de uma maneira que possamos ter visibilidade, podemos circular e não teremos vistas grossas de ninguém. Estamos querendo o nosso espaço. Hoje também a proposta da Abramca é criar um condutor mais técnico, qualificado e capacitado. Um passo já demos que foi o reconhecimento da profissão, ela existe e somos categoria diferenciada, mas queremos a nossa regulamentação”, conta.

Para o presidente do Sindicato dos Condutores do Samu em Sergipe, Adilson Ferreira de Melo, a luta vai muito além do reconhecimento profissional. “Isso também envolve um problema que é a duplicidade de vínculo, porque os servidores da saúde podem duplicar vínculo, mas a gente não, sendo que o nosso trabalho é na área da saúde e isso implica diretamente até nas questões trabalhistas quando for o momento do condutor pedir a aposentadoria”, lamenta.

Durante os dois dias do encontro, também serão discutidas as diretrizes que irão permear o 5º Seminário Nacional dos Condutores de Ambulância que vai ocorrer João Pessoa na Paraíba, entre os dias 12 e 14 de novembro.

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais