|
Quatro pessoas estão infectadas e 11 colonizadas (Foto: arquivo Portal Infonet) |
Os testes para identificação da bactéria klebsiella Pneumoniae Carbapenemase [bactéria KPC] cujos resultados foram publicados nesta quarta-feira, 10, revelaram que 15 pessoas possuem a bactéria. Deste total, quatro pacientes estão infectados e 11 estão colonizados, ou seja, possuem a bactéria, mas não têm infecção confirmada.
O boletim médico enviado pela Secretaria de Estado da Saúde revelou que não houve elevação do número de infecções pela KPC, porém apontou a existência de três novos pacientes colonizados.
Do total de 54 pacientes internados na UTI 1 e 2 do Huse, 26 já têm exame negativo confirmado. Aqueles com cultura positiva para KPC (colonizados e infectados) somam 15 pacientes. Os demais pacientes terão exames concluídos até esta quinta-feira, 11.
De acordo com a SES, os resultados mostram que as medidas de prevenção e controle estão bem sucedidas. A SES disse também que trabalha intensamente para liberar as UTIs o mais rápido possível e que possivelmente a partir de amanhã uma delas poderá receber novas internações.
A SES salientou que as bactérias multirresistentes não são ameaças para pessoas saudáveis, sejam profissionais de saúde, familiares ou acompanhantes de pacientes portadores.
Com informações da SES