PMA intensifica vacinação contra poliomielite

Vacina contra poliomielite (Foto: Ascom/SMS)

“Ser mãe é proteger, é cuidar, é amar. Sei que na hora ela fica assustada, pois quando se fala em vacina, as crianças já ficam logo com medo, mas é meu papel de mãe zelar pelo bem-estar de minha filha, por isso acordamos cedinho para vim aqui no Sinhazinha, convidamos o primo também para ficarem todos imunizados”, relata a mãe de Maria Clara de 4 anos, Renata Mendes.

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), pensando na saúde das crianças de nossa capital, realizou durante todo este sábado, 29, uma intensificação de vacinação contra a Poliomielite. Foram disponibilizadas vacinas para as crianças de seis meses a menores de cinco anos nas dez Unidades de Saúde da Família (USFs) que funcionam em horário estendido e estiveram abertas das 8h às 17h, já no Shoppings Jardins e Riomar, essa ação acontece das 10h às 17h.
“Vi a matéria ontem que teria stand de vacinação aqui no Shopping Jardins, então uni o útil ao agradável. Vim fazer supermercado e já dei a vacina em minha filha Brenda Lins Chagas, de 4 anos. Com saúde não se brinca, e mãe que ama, protege”, defende a mãe Roberta Alves Chagas.

Durante todo o sábado a SMS mobilizou cerca de 130 profissionais para realizar as aplicações. A meta é que 38 mil doses sejam aplicadas, ou seja, 95% do público-alvo. Lembrando que a campanha prossegue normalmente até o dia 31 de agosto nas 43 Unidades de Saúde. Os pais que levaram a Caderneta de Vacinação da criança tiveram a oportunidade de colocar todas as vacinas em atraso em dia, nas Unidades de Saúde que disponibilizaram também a multivacinação. Já nos shoppings, foi ofertada apenas a vacina contra a poliomielite.

A vacinação é a forma mais eficiente de prevenir a pólio. A Prefeitura de Aracaju alerta para a necessidade de imunização do público alvo, já que a poliomielite é uma doença difícil de ser diagnosticada e que raramente apresenta sintomas. No entanto, no Brasil, a pólio se encontra atualmente eliminada desde 1994, em virtude da eficiência na introdução da vacina no País.

O coordenador da Rede de Atenção Primária, Murillo Oliveira, relata o porquê dessa intensificação na vacinação. “Estamos percebendo que a população está tendo uma adesão menor que a expectativa da gente de procurar as unidades para fazer essa prevenção. A estratégia agora mudou um pouco, as Unidades de Saúde estão intensificando suas ações buscando em seus bairros parcerias com escolas, hospitais, associações e igrejas para que possa chegar nas unidades de forma efetiva, porque alguns usuários, ainda tem resistência de procurar as Unidades de Saúde. Além disso, contamos com as 10 unidades de horário estendido para que os pais que trabalham o dia inteiro possam ter a oportunidade de irem vacinar seus filhos”, relatou.

O que é a poliomielite?

A Poliomielite é uma doença infectocontagiosa, causada por vírus, transmitida por contato direto pessoa a pessoa, principalmente pela via fecal-oral (através de objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes) e também pela via oral-oral (através de gotículas de secreção eliminadas durante a fala, tosse ou espirros).

A diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, explica que haverá outras ações até o dia 31 de agosto, que é quando se encerra a campanha. “Estaremos realizando uma ação no bairro 17 de março, pois nessa segunda-feira, 31, a Unidade da Saúde da Família (USF) Celso Daniel irá montar um ponto em frente ao prédio da Fundat, para que possamos alcançar e atingir a vacinação infantil neste bairro”, informou.

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais