![]() |
(Foto: Ascom HU) |
Com uma equipe formada por 12 farmacêuticos, cinco técnicos e seis auxiliares, o Setor de Farmácia Hospitalar do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) vem implementando rotinas que modernizaram significativamente a área na instituição.
Em pouco mais de um ano, alterou-se a rotina diária da equipe, começando com o acompanhamento dos níveis de estoque e passando pela distribuição de medicamentos em doses individualizadas e nominais a cada paciente, sendo que neste passo ocorre a dupla checagem, ou seja, uma pessoa separa a medicação e outra confere, evitando erros.
De acordo com o chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HU-UFS, Fábio Ramalho, desde junho de 2014, vêm sendo implementadas ações como o acompanhamento farmacoterapêutico. “Esse processo começa na admissão, inclui a conciliação medicamentosa e todo o acompanhamento na internação, indo até a alta do paciente”, diz.
Cirurgias realizadas
Um dos indicadores citados pelo chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HU-UFS refere-se ao número de cirurgias canceladas por falta de equipamento. “Conseguimos zerar esse número, além de garantir a implementação da Farmácia Clínica em todo o hospital, exceto na clínica cirúrgica, que deverá receber um profissional farmacêutico já nos próximos dias, com a nova convocação do concurso realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares [Ebserh]”, comemora.
Exclusividade
Fábio relata que o HU-UFS é o único hospital no Estado a fazer a unitarização de medicamentos de forma automática, o que otimiza a distribuição e evita desperdícios. Assim, cada paciente recebe o seu medicamento devidamente dosado e embalado.
“Conseguimos implantar um sistema de distribuição de medicamentos por dose individualizada, que inclui análise das prescrições e dupla checagem de todas as doses. Também estamos trabalhando com o chamado PVPS, que significa primeiro que vence, primeiro que sai, evitando o descarte de medicamentos causado pelo vencimento do prazo de validade”, aponta.
“Outra novidade é a rotina que evita a troca de medicamentos com sons e grafias semelhantes”, complementa Fábio Ramalho, referindo-se à prática de destacar determinadas letras, ou sílaba, do nome da medicação com o objetivo de evitar trocas e facilitar a sua visualização rápida no estoque.
POPs
O Setor de Farmácia Hospitalar do HU-UFS continua recebendo novos profissionais contratados através do concurso realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Para isso, teve uma iniciativa inovadora. Os colaboradores estão produzindo vídeos breves com o Procedimento Operacional Padrão (POP), que nada mais é do que uma descrição detalhada de todas as operações necessárias para a realização de determinada atividade.
“Os servidores da farmácia participam desses vídeos de forma voluntária, com o objetivo de facilitar o aprendizado daqueles que estão chegando ao Setor. Nada impede que esses vídeos sejam compartilhados com outros hospitais que tenham interesse e que utilizem os mesmos POPs”, enfatiza Fábio.
Fonte: Ascom HU-UFS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B