Virose desconhecida atinge mais de 1700 pacientes

(Foto: Ilustrativa/Arquivo Portal Infonet)

Um surto de sintomas como febre, dor de cabeça e calafrios tem aumentado a procura pelo hospital da cidade e pelas Unidades de Saúde da Família (USF) no município de Riachuelo e diagnóstico dos casos ainda é uma incógnita. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, a Associação Beneficente Hospital de Caridade de Riachuelo, qual tem contrato de prestação de serviços para o município, já soma aproximadamente 1700 atendimentos desde quando surgiu a virose há duas semanas.

Em alerta, o município já se prontificou a realizar exames para saber se o surto pode ter relação com os vírus transmitidos pelo mosquito aedes aegypti, a exemplo do zika, chikungunya ou até mesmo dengue, mas em nenhum dos casos foi constatado algum desses vírus.

Como o número de pacientes em Riachuelo e municípios vizinhos têm crescido, o atendimento no hospital tem ficado comprometido e a Secretaria Municipal de Saúde já estuda medidas para aumentar a quantidade de atendimento. “Hoje mantemos um contrato em torno de R$70 mil com o hospital, mas visto que a demanda tem aumentado, estamos avaliando com nosso jurídico a possibilidade de aumentar esse valor para ampliar o atendimento”, confirmou Manuel Batista, secretário de saúde do município.

As equipes de saúde da família de Riachuelo ainda não descartam a possibilidade de dengue em alguns desses casos, e por isso, uma grande mobilização no município tem ocorrido no sentido de prevenir contra o mosquito aedes aegypti. “Estamos desenvolvendo ações sociais, passeatas, mobilização dos agentes de endemias para alertar a população, e, pedimos ao Estado o ciclo do carro fumacê que já veio nos dias 31 de agosto e 1º de setembro e retornarão”, complementou Batista.

Por Ícaro Novaes e Raquel Almeida

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais