DST/Aids: Unidade Móvel Fique Sabendo realiza testes

(Foto: Arquivo Portal Infonet)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da gerência do Programa Estadual de DST/Aids, vai a todos os municípios sergipanos, nos lugares mais distantes, para levar informação e conscientizar a população sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Recentemente, a equipe da SES foi até o povoado Poço dos Bois, município de Cedro de São João, onde estacionou a Unidade Móvel Fique Sabendo para realizar os testes rápidos de HIV e Sífilis. No próximo sábado, 12, às 8 horas, a Unidade Móvel Fique Sabendo estará no povoado Pontal, em Indiaroba, à beira do rio.

Foram  22 exames para Sífilis e 22 para HIV. Todos não reagentes. “É grande procura dos municípios pela Unidade Móvel Fique Sabendo, principalmente em ações em povoados, descentralizando o teste para áreas isoladas e de difícil acesso. Ficamos felizes ao perceber a aceitação das pessoas em relação aos testes e às orientações. Conversamos com todos, esclarecemos sobre o quanto é importante o uso dos preservativos nas relações sexuais para evitar essas infecções”, comentou Almir Santana, gerente do Programa Estadual de DST/Aids da SES.

Ainda de acordo com o médico, os testes foram realizados por profissionais de Cedro de São João e a SES apoiou a iniciativa levando a estrutura, distribuindo, também, preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e folhetos explicativos.

“Aproveitamos a ocasião para explicar da problemática da Sífilis Congênita e falar sobre a presença do homem durante o pré-natal da esposa ou da parceira. O pré-natal do parceiro pode contribuir para reduzir a transmissão vertical da Sífilis e do HIV. A realização de testes rápidos para detecção destas doenças e a adesão ao tratamento por parte do parceiro infectado pode diminuir consideravelmente o risco de transmissão da mãe para a criança”, reforçou.

A Sífilis é uma doença silenciosa, transmitida de uma pessoa para a outra durante a relação sexual sem a proteção da camisinha. Se não for descoberta e tratada em tempo hábil, a pessoa pode ter sequelas irreversíveis.

“Caso não seja diagnosticada precocemente nas gestantes e tratada a tempo, o bebê pode ser atingido, causando má formação ou uma série de complicações como dentes deformados, deficiência mental, feridas no corpo, problemas ósseos, cegueira, surdez e até mesmo a morte. A doença se manifesta logo após o nascimento ou após os dois primeiros anos de vida. Se um adulto perceber pequenas feridas nos órgãos sexuais, queda no cabelo, manchas na palma da mão e na planta do pé, ele pode estar com Sífilis. Estamos trabalhando muito para que as pessoas façam o Teste Rápido. A melhor forma de prevenção é usar o preservativo nas relações sexuais”, complementou Almir Santana.

Com informações SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais