Saúde discute projeto para Pessoas com Deficiência

(Foto: Ascom SES)

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estiveram reunidos com membros da Universidade Federal de Sergipe  (UFS) e das Secretarias de Estado da Educação (Seed), Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides) e da Casa Civil, para  discutir a implantação do projeto-piloto voltado para a Atenção às Pessoas com Deficiência na Escola Estadual de Educação Especial João Cardoso, localizada em Aracaju. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria Estadual de Saúde.

“O encontro teve como proposta discutir a estruturação das ações para o trabalho do projeto-piloto que será aplicado na Escola Estadual de Educação Especial João Cardoso. A medida serve para unir atores intersetoriais com foco na Atenção à Pessoa com Deficiência de modo a qualificar o cuidado a partir do olhar da saúde e da educação”, destacou a coordenadora de Redes da SES, Socorro Xavier.

Na ocasião, também foram discutidos os processos de trabalho baseados na funcionalidade dos indivíduos. “A formalização da parceria entre a UFS e o Governo do Estado através das SES, SEED, Seides e Casa Civil ajuda a modificar o foco na deficiência e contribui para o investimento na manutenção da saúde e funcionalidade destas pessoas em  diversos aspectos: pessoais, sociais e ambientais. O projeto-piloto tem como ponto principal  a promoção da qualidade de vida e a interação da Pessoa com Deficiência junto ao meio familiar, social e aos profissionais em atuação na unidade de ensino”, enfatiza o coordenador do Departamento de Fisioterapia da UFS, Jader Neto.

A psicóloga da Escola Estadual João Cardoso, Sheyla Barbosa, falou sobre as rotinas da escola e como o projeto beneficiará a instituição. “A escola funciona nos turnos da manhã e da tarde. Por motivos sociais, muitos alunos têm dificuldade de acessar os serviços de saúde, até mesmo por dificuldade de locomoção. A proposta do projeto-piloto é ampliar as possibilidades a partir da junção de áreas que prestam atendimentos terapêuticos no campo da saúde e que na escola estarão orientando pais, professores e alunos a conviver com a deficiência compreendendo melhor as limitações de cada um e estimulando práticas diversas”, pontua.

“As ações tem a finalidade de contribuir na inclusão social das crianças e adolescentes que compõem a Escola Estadual de Educação Especial João Cardoso. Com o projeto, a nossa meta é fazer com que a Pessoa com Deficiência cada dia conviva melhor com suas limitações. Destacamos ainda a importância do fortalecimento do canal de diálogo com o meio social. Para isso, nosso foco também é no aspecto familiar, pais e cuidadores bem orientados produzem um ambiente harmônico e salutar e isso reflete no externo, a sociedade precisa ter o olhar do respeito e da inclusão de fato”, afirma Alynne França, referência  técnica da Rede de Cuidados às Pessoas com Deficiência da SES.

Ainda de acordo com Alynne França, as ações deste projeto-piloto já são modelos que prevêem os processos de trabalhos a ser desenvolvidos no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) que irá atender as deficiências física, auditiva, visual e intelectual.

“O olhar para a deficiência quando falamos em reabilitação não pode simplesmente se fechar em adaptar uma prótese ou executar da melhor forma uma sessão de fisioterapia ou fonoaudiologia até que a pessoa ande ou fale a contento, pensamos numa reabilitação para andar a vida tendo limitações sim, mas que estas não incapacitem as pessoas e que elas possam fazer diversas atividades do seu modo, bem singular e com o respeito merecido”, finalizou.

Fonte: Ascom SES

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