![]() |
(Foto: Ascom SES) |
No último final de semana, de 02 a 04 de outubro, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) realizou 135 atendimentos. No próprio sistema de admissão, foram acolhidas 78 pacientes e 57 gestantes foram avaliadas, transferidas ou liberadas para o pré-natal. A unidade, gerenciada pela Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) é referência no atendimento à gestantes de alto risco e mantêm também a atenção aos recém-nascidos.
De acordo com o superintendente da MNSL, Luis Eduardo Prado Correia, foram realizados 58 partos, sendo 22 cesarianos e 36 procedimentos normais. Foram também contabilizadas seis curetagens.
Ainda foram realizadas no centro cirúrgico da MNSL duas laparotomias exploradoras, que consistem na abertura do abdômen (laparotomia) tendo como finalidade a realização de exames, esclarecimento de diagnóstico para, eventualmente, proceder com alguma manobra terapêutica cirúrgica necessária.
Houve também uma cerclagem, que é um procedimento feito através da vagina e tem a função de suturar o colo do útero para que ele segure o feto até que esteja pronto para nascer. A unidade também realizou uma cirurgia de onfalocele em um recém-nascido, que é um defeito na parede abdominal, na inserção do cordão umbilical, com herniação de órgãos abdominais. Também foi realizada uma cirurgia de histerectomia, que é a retirada do útero, um recurso utilizado não só em casos avançados de câncer, mas também como medida preventiva.
A MNSL atende gestantes de alto risco portadoras de patologias, como hipertensão, diabetes, cardiopatia e trabalho de parto prematuro. O centro obstétrico é responsável pelo atendimento à população, tanto de Sergipe quanto de estados circunvizinhos.
Fonte: Ascom SES
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B