Saúde: vereador quer publicidade da lista de espera

Tramita na Câmara de Vereadores de Aracaju projeto de lei que prevê a publicidade da lista de espera para atendimento a pacientes nos postos e hospitais mantidos pela rede municipal. O projeto é defendido pelo vereador Iran Barbosa (PT) e prevê o controle do próprio paciente, por meio de senha, de forma a preservar a identidade do interessado em fazer o acompanhamento.

Iran Barbosa: publicidade a filas de espera nos postos de saúde (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Mas a proposta do petista encontra resistência da bancada situacionista e da maioria dos médicos que exerce mandato na Câmara Municipal de Aracaju. O projeto foi derrotado na comissão de saúde, composta por três vereadores que são médicos: Agnaldo Feitosa (PR), José Gonzaga de Santana (PMDB), que votaram contra, e Émerson Costa (Rede Sustentabilidade), único que manifestou voto favorável ao projeto naquela comissão temática da Câmara de Vereadores.

Apesar de derrotado na Comissão de Saúde, a tramitação no plenário da Câmara Municipal de Vereadores está garantida. De acordo com informações do vereador Iran Barbosa (PT), a proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do parlamento municipal, o que assegura a tramitação.

O vereador Agnaldo Feitosa, líder do prefeito, entende como desnecessário um projeto desta natureza porque, no seu entendimento, a prefeitura não tem condições de se adequar a um novo sistema operacional para garantir a efetividade do projeto. “A oposição tem que ter responsabilidade com o que faz. O médico é quem entende qual a prioridade”, analisa. “A ideia não é ruim, mas não vemos possibilidade da implantação desta lista na internet porque precisaria mudar todo o sistema da Secretaria Municipal de Saúde”, diz o parlamentar.

Agnaldo Feitosa: resistência ao projeto

O vereador Agnaldo Feitosa entende que a prefeitura poderá dar publicidade à lista de espera de outra forma, que não seja a sugerida pelo vereador Iran Barbosa. “A lista de espera pode estar disponibilizada não como projeto, mas como indicação. Logo, logo a lista vai estar disponível sem a necessidade de aprovação de projeto de lei específico”, diz.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais