Cresce número de partos normais na N.Senhora de Lourdes

Foram realizados 2.348 partos normais, 147 a mais que 2014 (Fotos: Portal Infonet)

Seguindo em direção contrária ao que mostram os dados do Ministério da Saúde, que apontam alto indicie de partos cesáreos realizados no Brasil, chegando a 84%, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), chamada de Lurdinha, vem apresentando números positivos em relação aos partos normais. De janeiro a outubro deste ano foram realizados 2.348 partos normais, 147 a mais que todos os meses de 2014.

Os números foram demonstrados durante a I Semana de Humanização do Parto e Nascimento, que acontece na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, nesta terça-feira, 27, e segue até o dia 29 de outubro.  O evento tem como objetivo promover palestras, rodas de conversas, debates, apresentações de vídeos e exposições de fotos, para os profissionais.

Para o superintendente da maternidade, o médico Luiz Eduardo Prado, os números são resultados do trabalho de aconselhamento às mulheres sobre os benefícios do parto normal. “Mais de 50% dos partos são normais na maternidade, mas já teve período de 60% de partos cesarianas. Existem as indicações porque as cesárias salvam vidas. Mas a ideia é tentar até onde der para estimular o parto normal”, explica .

Professora Ana Dorcas esclarece sobre partos humanizados

A psicóloga e doula, Sílvia dos Anjos, também comemora os números. “A gente atua no processo de capacitação dos funcionários, para que os resultados comecem a aparecer. O trabalho em relação à humanização do parto é feito com o auxílio das doulas voluntárias, residentes de enfermagem, que têm atuado bastante. Isso tem trazido um processo de cuidado e fortalecimento dessa ação”, diz.

Humanização

A Professora e enfermeira, Ana Dorcas, esclarece o termo “humanização do parto” e ressalta a importância de proporcionar à parturiente o desejo de ter o seu bebê da forma como lhe é conveniente. “As pessoas pensam que o parto humanizado é só se for o natural. A humanização, na verdade, está no respeito ao outro, porque em qualquer processo, a mulher é a protagonista do parto. Após esclarecidas de todas as vantagens e desvantagens dos partos cesariana e normal, a mãe tem o direito de escolher”, explica.

Partos

Ana Flávia dos Santos "Eu optei pelo parto normal, porque já sabia que a recuperação seria rápida, tanto que já estou ótima”

Larissa Carolaine Santos ''Eu não tive escolha, teve a indicação médica e fiz o parto cesárea”

Ainda segundo Silvia, os benefícios são muitos em relação ao parto normal. A mãe tem melhor recuperação e redução dos riscos de infecção hospitalar. Mas existem as indicações para as cesarianas.

Foi o caso de Ana Flávia dos Santos, de 23 anos. Ela teve o pequeno Samuel através do parto normal. “Eu optei pelo parto normal, porque já sabia que a recuperação seria rápida, tanto que já estou ótima”, conta.

Larissa Carolaine Santos, também de 23 anos, não teve a mesma sorte de Flávia e teve o parto cesárea. “Eu não tive escolha, teve a indicação médica e fiz o parto cesárea”, conta a jovem mãe, que reclama dos incômodos do parto cesárea.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais