Quase duas mil pessoas tem o vírus da Aids em Aracaju

Alunos da Academia da Cidade na caminhada de alerta contra a Aids (Fotos: Portal Infonet)

A falta de prevenção ainda é o maior agente transmissor do vírus da Aids em Sergipe e no Brasil. Somente em Aracaju, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem 1.982 casos notificados. E, de acordo com os registros do Serviço de Atenção Especializada (SAE), de 1987 até 2014 mais de 500 pessoas morreram por Aids em Sergipe. Em todo Estado existem mais de 3.700 pacientes em uso dos antirretrovirais.

“Todos os casos são relacionados ao diagnóstico tardio da doença. Por isso que a gente diz tanto a população que aproveite que existe uma forma mais rápida de saber o diagnóstico, que são os testes rápidos ofertados pelo SAE, cujos resultados saem em 15 minutos”, informa a coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Débora Oliveira.

Como uma forma de alertar a população quanto ao uso da camisinha, que é o mais eficaz método de prevenção da Aids, a SMS em conjunto com os alunos, professores e técnicos do Programa Academia da Cidade, promoveram nesta tarde de 1º de dezembro, Dia Mundial de Prevenção à Aids, uma caminhada de conscientização.

Coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Débora de Oliveira 

“A pessoa, mesmo sendo idosa, tem que se prevenir, se cuidar, usar camisinha e estar sempre atento. Além de cuidar da saúde fazendo atividades físicas, também. Tem mais de dez anos que eu pratico exercícios na Academia da Cidade e hoje sou muito mais feliz, tenho mais disposição para viver e ainda fiz novos amigos”, diz a dona de casa Maria Ivanilde S. Nascimento, de 73 anos de idade.

O número de idosos e adultos que contraíram o vírus HIV é grande, mas o alerta do coordenador do Programa Academia da Cidade, Ivan do Nascimento Soares, vai para os jovens. “Tudo para eles hoje é muito banal. Não se cuidam muito. Vejo isso através do Programa da Academia. Enquanto os idosos se exercitam para ter mais saúde, os jovens pensam no lado estético. E hoje, com o aumento da população, existe um maior número de pessoas contraindo doenças sexualmente transmissíveis. Então, a mensagem é que é preciso realmente se cuidar e usar camisinha”, afirma.

O SAE fica localizado no Cemar do conjunto Siqueira Campos, na Rua Bahia, bloco B. No mesmo local também está à disposição

Coordenador da Academia da Cidade, Ivan do Nascimento Soares (no centro) e professores do Programa

do público o centro de Testagem e Aconselhamento. “As pessoas podem chegar, é porta aberta tanto para fazer o teste de HIV, como o de Sífilis e de Hepatite B e C. Nas unidades de saúde de Aracaju também estão disponibilizado os testes, mas somente para a detecção do HIV e Sífilis”, informa Débora Oliveira.

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais