Equipamento para realização do exame em fase de teste (Foto:FPH) |
O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta, aguarda a chegada dos kits para o diagnóstico do Zika vírus. A previsão é que os kits estejam disponíveis até o final deste mês de janeiro.
Atualmente as amostras dos casos suspeitos para Zika e dos recém-nascidos microcefálicos em Sergipe são encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas, no Pará. Já somam 156 casos de recém-nascidos acometidos por microcefalia em Sergipe.
De acordo com a assessoria de comunicação da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), os técnicos já estão capacitados e prontos para realizar os testes. Com a realização do procedimento, a previsão é que o tempo resposta do resultado fique pronto em até 15 dias, diferentemente do resultado que fica pronto em dois meses.
Dengue e chikungunya
Os kits para o diagnóstico da dengue e chikungunya já chegaram ao Lacen no dia 08 de janeiro, no entanto, os exames ainda não estão sendo realizados já que falta ainda a validação do equipamento que está em fase de teste.
Planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a partir deste mês de janeiro, que os planos de saúde passem também a cobrir os testes rápidos para detectar dengue e febre chikungunya. Segundo a ANS, o exame para detecção da dengue tem cobertura obrigatória.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B