Protesto na porta da PMA (Fotos: Portal Infonet) |
Na manhã desta quarta-feira, 20, profissionais da saúde usaram preto para protestar na porta do Centro Administrativo da Prefeitura de Aracaju (PMA). O manifesto é pelo não pagamento dos salários dos servidores correspondente ao mês de dezembro.
“Estamos vivendo um tempo em que o pagamento dos salários são sorteados por letras, mas as contas não são sorteadas. Estamos na única capital do Nordeste e quem sabe do país que os servidores estão sem receber o pagamento. A explicação da queda da arrecadação é fraca porque sabemos que a prefeitura não ultrapassou o limite responsabilidade fiscal”, desabafa o médico Marcos Luiz Macêdo de Santana.
"É preciso entender o que acontece com essa administração pública. O problema é que após esse atraso vamos querer garantias de quando sairá os pagamentos mês a mês. Não dá para ficarmos sem um calendário", reforça Dr. Marcos Luiz.
O médico Marcos Luiz Macêdo de Santana
|
A cirurgiã-dentista, Miriam Passos, diz que a situação é grave e preocupe os profissionais. “O município alega a crise, mas quais são as medidas que estão sendo tomadas para que a crise acabe? É o corte dos nossos salários? Estamos no dia 20 de janeiro e não recebemos o salário do mês de dezembro. Quando vamos receber o salário de janeiro? Não temos informações claras”, questiona.
O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias (Sacema), Vinicius Macedo, aponta ainda a falta do pagamento do terço de férias. “Estamos até essa data sem receber os salários, mas desde novembro não recebemos o terço de férias. Estamos na mobilização para pedir a abertura do concurso público porque os agentes de saúde estão acumulando a função de agente de endemias”, pede.
A equipe do Portal Infonet entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Aracaju, mas até o fechamento da matéria não foi encaminhada resposta. As categorias da saúde de Aracaju foram recebidos pelo prefeito na última segunda-feira,18.
Durante o encontro o prefeito João Alves, determinou o pagamento de toda a categoria para hoje,20. Também durante a reunião foi garantido pelo secretário Municipal da Fazenda, Jair Araújo, que a folha da saúde será paga até o dia vinte e na sequência será feita uma nova reunião com todos eles no dia 29.
Por Kátia Susanna
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B