Paciente foi levada a São Paulo, onde faleceu (Foto: Arquivo Infonet) |
Uma sergipana de 75 anos, natural do município de Graccho Cardoso morreu vítima de chikungunya. A vítima foi identificada como sendo Maria José de Andrade.
De acordo com a assessoria de comunicação da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) a vítima faleceu em um hospital particular no estado de São Paulo. “Em um primeiro momento, a gente negou porque desconhecia o fato. Essa senhora foi atendida em um hospital particular aqui em Aracaju, e segundo o filho dela, no hospital não souberam diagnosticar que doença ela tinha. Nisso, ele [filho] levou ela para o hospital São Luiz em São Paulo, onde nesse hospital particular ela foi diagnosticada com a chikungunya e veio a óbito”, informa o assessor Alberto Jorge.
Por conta do diagnóstico da paciente, o Ministério da Saúde (MS) notificou como sendo o primeiro caso de morte por chikungunya registrado em Sergipe. “Como os relatórios divulgados são semanais, dias após, fomos avisados desse fato e tomamos como nosso”, diz Alberto Jorge, confirmando que há a possibilidade dela ter contraído a doença ainda quando estava em Sergipe.
Sintomas
Febre, dores nas articulações, mal-estar, sintomas já conhecidos por muitos brasileiros, também fazem parte da infecção pelo vírus causador da febre. Normalmente a doença é mais branda do que a dengue.
Dados
Segundo dados do Núcleo de Endemias da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em 2015 (de janeiro até do dia 24 de setembro) houve a confirmação de positividade de sete casos de febre chikungunya, dentre essas, 1 caso importado de Salvador, Bahia.
Por Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B