Maternidade de Lagarto fecha as portas sem recursos

Uma reunião está marcada para ocorrer na quinta-feira, 25 (Foto: Maternidade de Lagarto)

A Maternidade Zacarias Júnior [que é filantrópica e sem fins lucrativos], localizada no município de Lagarto, está com as portas fechadas nesta terça-feira, 23. A decisão foi tomada em comum acordo pelos próprios funcionários da maternidade devido à falta de pagamento dos salários que estão em atraso desde dezembro de 2015. O repasse, segundo a própria direção da unidade, gira em torno de R$ 580 mil reais por mês.

Devido a paralisação, o atendimento está suspenso às gestantes das regiões centro-sul do estado [em Poço Verde, Simão Dias, Tobias Barreto, Riachão, Lagarto e até da Bahia] que terão que buscar auxílio nas unidades mais próximas como Itabaiana, Estância e até mesmo Aracaju.

De acordo com o diretor-presidente da maternidade, Edivanilson Rodrigues, por conta da decisão unânime, a direção teve que apoiar os funcionários. “Os funcionários na sexta fizeram uma assembleia por conta do atraso do salário e resolveram fazer essa paralisação até que se resolva o problema. De outubro para cá, estamos recebendo o repasse do SUS por meio da secretaria do município em atraso e por este motivo não temos como honrar o compromisso por falta de recurso, mas tenho que ficar solidário a eles porque não temos como pagar”, afirma.

Até o momento, não há previsão de quando o atendimento será normalizado na maternidade. “Hoje existem 98 funcionários paralisados entre médicos e técnicos de enfermagem. Esse fechamento não foi determinado pela maternidade. Vou aguardar e conversar com os funcionários para ver o que eles vão decidir já que eles dizem que só voltam quando houver o pagamento”, conta.

O fato já foi levado ao conhecimento do Ministério Público que agendou uma reunião para a próxima quinta-feira, 25, com a direção da unidade e o prefeito.

Município

A equipe do Portal Infonet entrou em contato com o secretário de comunicação de Lagarto, Alex Dias, que confirmou a reunião entre o prefeito, a direção da unidade e a promotoria de Lagarto que vai acontecer na quinta-feira, 25, ás 8h no Fórum de Lagarto. O secretário acrescentou ainda que durante a reunião serão analisados os contratos entre o município e a maternidade.

O município enviou nota acrescentando a informação: "A Prefeitura Municipal de Lagarto vem esclarecer a toda a população sergipana, em especial aos lagartenses e cidadãos das cidades circunvizinhas, que apenas é responsável por efetuar os repasses de recursos enviados pelos governos federal e estadual para a Maternidade Zacarias Júnior, e também é responsável por efetuar a fiscalização do contrato existente entre as instituições. Esclarece ainda que, em virtude do NÃO cumprimento de metas estabelecidas em contrato, por parte da Maternidade Zacarias Júnior, efetuou descontos nos pagamentos dos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2015, tudo conforme previsto em lei e contrato.

Por fim, convida os interessados, os representantes dos meios de comunicação, os funcionários da Maternidade Zacarias Júnior e membros da sociedade em geral para se fazerem presentes à reunião agendada".

A matéria foi alterada às 12h49 para acréscimo da nota do município

Por Aisla Vasconcelos

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais