Amigos de Estância e Projeto Somos doam sangue

Integrantes do projeto Somos Doadores (Fotos: Portal Infonet)

O compromisso de parceiros fidelizados, como os grupos “Amigos de Estância” e o “Projeto Somos Doadores”, da ONG ‘Somos’, colaborou com o serviço de doação de sangue do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) no último final de semana. Em apenas dois dias, foram efetivadas 193 coletas, com a participação de voluntários regulares, integrantes de campanhas e de reposição.

Na primeira ação solidária, o grupo “Amigos de Estância”, com pouco mais de 40 pessoas, viajou 66 quilômetros do município até Aracaju com um único objetivo: ajudar ao próximo. "São organizadas duas campanhas durante o ano, uma em cada semestre”, informou a professora de Artes, Laura Ferreira, do Colégio Estadual Gumercindo Bessa.

Ela garante que conversará com os alunos para estimular, ainda mais, a doação. “São jovens que podem contribuir doando ou multiplicando as informações”, ressaltou a educadora, que é a responsável pela parceria com o grupo, que já dura quatro anos.

De acordo com a coordenadora da campanha, Nelma Passos, cada ação dos “Amigos de Estância” busca a adesão de novos parceiros. “Hoje recebemos o apoio de jovens que prestam serviço militar no Tiro de Guerra do Exército Brasileiro, e cada vez que comparecemos ao Hemose, novas pessoas se unem ao grupo”, comemorou.

Representantes do Tiro de Guerra de Estância 

Satisfeito, o vigilante Antidio Ribeiro Rodrigues dos Santos, 27 anos, relatou que decidiu se tornar um doador após vivenciar a necessidade das pessoas. “Trabalho no Hospital Dr. Jesse Fontes, em Estância, e vejo quanto o paciente pode ser beneficiado com uma transfusão, dependendo, apenas, de uma simples doação. Um gesto que transforma a vida de muitas pessoas”, opinou.

A técnica de enfermagem Valmira Costa do Nascimento Silva, 29 anos, decidiu seguir o exemplo do pai, que sempre foi doador. “A vontade aumentou quando fui trabalhar na Maternidade Amparo de Maria e pude entender como é importante a doação. Além disso, meu tipo sanguíneo é O negativo, ou seja, sou doadora universal, o que também me motivou”, lembrou.

Já no “Projeto Somos”, entre os 30 participantes da campanha, mais da metade conheceu o serviço pela primeira vez.  A mestre em ensino de ciências e matemática, Joyce Ferreira, que coordena as ações destinadas a doação de sangue da ONG, disse que a proposta é que a cada ação os integrantes do grupo mobilizem outras pessoas. “A intenção é convidar os familiares e amigos para colaborar com o ato de doar”, frisou a doadora.

Doação de sangue

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde; idade entre 16 anos completos e 69 anos e peso acima de 50 Kg. As pessoas menores de 18 anos somente podem doar com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original e com foto, válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, podem ser adquiridos através dos telefones do Hemose, (79) 3225-8000, 3225-8039 ou 3259-3174.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais