Glícia Ramos é a nova superintendente do Samu 192

Glícia Ramos entra no lugar de Conceição Mendonça (Foto: Divulgação)

É com o compromisso de contribuir no fortalecimento da assistência pré-hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado que a médica Glícia Caroline Andrade Ramos assume a superintendência do Serviço Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). Ela substitui a enfermeira Conceição Mendonça, empossada semana passada como secretária de Estado da Saúde.

“O Samu 192 Sergipe é um serviço de excelência. A paixão pelo pré-hospitalar é algo que não vem de hoje. Desde a faculdade, já sonhava trabalhar com o Samu, sempre pensando em oferecer o meu melhor para oferecer bem-estar ao paciente e contribuir na oferta do serviço pré-hospitalar de qualidade à população”, destacou Glícia Ramos.

O conhecimento das atividades realizadas fortalece, ainda mais, a missão de Glícia Ramos frente ao Samu: ela atuou no ano passado até o início deste ano como gerente de Regulação.

“O principal compromisso será garantir a continuidade dos processos de trabalho e da assistência que deram e dão certo, como também pensar em novas estratégias para proporcionar qualidade e eficácia do serviço. Para isso, conto com uma equipe muito bem gabaritada e que conhece as rotinas do Samu, apoiando uns aos outros em suas decisões e dificuldades. Aprendemos com a melhor e é nesse espírito de equipe que continuaremos”, ressaltou Glícia Ramos.

Currículo

A nova gestora é graduada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e possui cursos de aperfeiçoamento nas áreas de “Saúde Baseada em Evidências”, “Introdução ao ECG”, “Mastologia”, “Gestão Clínica”, “Coordenação Médica”, “Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS)”, “Prehospital Trauma Life Support (PHTLS)”, além de participar da Liga Acadêmica de Cardiologia da UFS.

Já em experiência profissional, Glícia Ramos atuou na Gerência de Regulação do Samu 192 Sergipe e na Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju na área de Clínica Médica.

Avanços do Samu 192 Sergipe

O Samu trabalha com o conceito de rede e passou a funcionar como principal termômetro da saúde pública. O serviço recebe em média 520 ligações por dia. Atualmente, o Samu 192 Sergipe dispõe de uma frota composta por 16 Unidades de Suporte Avançado (USA), 43 de Suporte Básico (USB), além de quatro motolâncias. O serviço também conta com 36 bases descentralizadas e trabalha com o modelo geocêntrico, o que garante 100% de cobertura assistencial no Estado de Sergipe.

Em setembro do ano passado, o Samu 192 Sergipe foi reconhecido pela revista Emergência (de circulação nacional). O editorial colocou o Samu de Sergipe em primeiro lugar dos 186 presentes no Brasil nos quesitos 'Estrutura e Recursos Humano', 'recursos materiais' e 'Profissionais em Atuação'.

Já em novembro de 2015, Samu 192 Sergipe recebeu mais uma avaliação positiva do Ministério da Saúde. A análise foi feita por representantes do órgão federal que estiveram em Sergipe durante esta semana. Os técnicos do MS se reuniram com o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, gestores da Fundação Hospitalar da Saúde (FHS) e Samu 192 Sergipe, além de profissionais que atuam no serviço para realizar uma apresentação dos dados coletados durante a avaliação.

Entre os critérios analisados estão: recursos humanos e materiais, estrutura física, capacidade operacional da equipe e organização.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais