Pacientes renais continuam sem assistência no estado

Audiência pública debate atendimento (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Os pacientes que se submeteram a transplante de rins continuam sem assistência em Sergipe. Nesta segunda-feira, 4, a questão foi debatida em audiência pública no Ministério Público Estadual (MPE) e representante da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) assumiu compromisso de regularizar a prestação dos serviços em 30 dias.

A audiência pública aconteceu pela manhã conduzida pelo promotor Antonio Forte de Souza Júnior, da 2ª Promotoria dos Direitos à Saúde, que lamentou a ausência de representantes do Governo do Estado. “Interpreto como desrespeito a ausência do Estado”, reagiu, informando que a Secretaria de Estado da Saúde teria recebido notificação para participar desta audiência. Administradores de clínicas e de hospitais privados que oferecem os serviços especializados informaram que, por falta de estrutura e de remuneração digna para os profissionais, Sergipe não realiza transplantes de rins. Como consequência, os pacientes são transferidos para outros Estados. “O custo do transplante não é absorvido pelo Estado”, informa Maria do Carmo Neves Vesper Tavares, diretora de um hospital privado. “Não existe estrutura  nem também não há remuneração digna para os profissionais”, complementou Lígia Nascimento, administradora de uma clínica privada.

Antonio Fortes: descaso do Estado

Quando retornam a Sergipe, após o transplante, os pacientes acabam desassistidos, por falta de regulação. Esta prática, segundo o promotor Antonio Fortes, tem colocado em risco a vida dos pacientes. As clínicas privadas, segundo informaram os representantes, estão prestando o atendimento precário, por mera filantropia, conforme destacado no Termo de Audiência. Nem o Estado nem a prefeitura estão remunerando as empresas pela prestação do atendimento pós-cirurgia, conforme observações do promotor Antonio Fortes.

A coordenadora de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Rosilene Souza Teixeira, não soube precisar dados sobre a regulação destes serviços, mas se comprometeu a prestar esclarecimentos ao promotor em 48 horas. “A prefeitura tem interesse sim em prestar o atendimento ao paciente, mas o transplante é de responsabilidade do Estado”, destacou.

O Portal Infonet tentou ouvir representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mas não obteve êxito. O Portal Infonet permanece à disposição. Informações devem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais