Caps funciona em casa improvisada em São Cristóvão

Casa onde funciona o Caps (Fotos: Portal Infonet)

Cadeiras e mesas improvisadas

O Centro de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado no Rosa Maria, em São Cristóvão, funciona em uma residência improvisada na rua Venerável Valdomiro Teófilo dos Santos, 278. O endereço que recebe centenas de usuários em tratamento e ressocialização social em decorrência dos transtornos da mente funciona em um imóvel alugado com salas pequenas e insalubres.

A denúncia realizada por um ex-usuário do Centro, Moises de Souza Ferreira, conhecido como Shalom, a equipe do Portal Infonet, mostra ainda que o local não oferece alimentação, falta medicação e o espaço que não oferece possibilidade para desenvolver as atividades dos usuários.

“Não é a primeira vez que venho mostrar o descaso com a falta de uma politica pública que trate a saúde mental com responsabilidade. Infelizmente desde 2012 que a administração local vem tratando a saúde mental com descaso. Não existe alimentação para os usuários, falta atividade para eles desenvolverem e a casa é insalubre”, fala.

Sobre a alimentação, Moises de Souza, que mora na localidade, afirma que muitos usuários precisam de uma alimentação adequada. “O que nós temos aqui, são pessoas que saem dos povoados a pé e vem para o Centro. Quando elas chegam aqui já estão com fome e fracas, porque a medicação puxa muito da alimentação. Esses usuários contam hoje com a solidariedade das pessoas que trabalham no Caps. Essas pessoas compram arroz, carne e biscoito para improvisar um lanche para as pessoas que precisam se alimentar”, diz.

Medicação

“A falta de medicamentos que são muito importantes para quem tem transtorno é constante. São medicamentos como haloperidol, Neozine e Rivotril. A falta dessa medicação termina provocando um transtorno maior no usuário e ele pode surtar. O surto provoca um problema para os parentes e os vizinhos”, alerta Moises de Souza que teme pelo atraso de três meses de salários dos funcionários.

"Nós temos funcionários que estão há três meses sem receber, isso é muito perigoso porque podemos perder os profissionais", fala.

O funcionário Eduardo fala sobre os esforços para atender aos usuários

Moises afirma que nada mudou durante muitos anos de gestão em São Cristóvão

Esforços

A equipe conversou com o professor de educação física, Flávio Antônio Fontes Santos, que atua no desenvolvimento de atividades para os usuários. O funcionário explicou que atualmente o Centro dispõe de enfermeiros, auxiliares, psicólogos, psiquiatra e professor de educação física.

“Nós temos trabalhado com o que temos para atender da melhor forma possível os usuários. Nós temos uma rede da prefeitura que atua em conjunto com o Caps para os casos em que necessitamos de serviço social. Temos consciência de que podemos melhorar e vamos melhorar, mas temos que trabalhar e estamos trabalhando com muito empenho. Fazendo esforços para atender a todos os usuários”, salienta o funcionário.

A diretora de saúde, Larissa Bezerra, reconheceu que existe uma deficiência em relação ao imóvel. Ela explicou que é difícil encontrar casas na região do Rosa Maria e que antes, o Caps funcionava em um local que não tinha uma área de ventilação adequada.

Em relação à alimentação, a diretora, esclareceu que não existe um processo de licitação e que vem fazendo esforços, desde março quando começou na pasta, para reunir a documentação necessária para o setor de compras. “Atualmente o setor de compras está analisando e fazendo o orçamento para posteriormente ser feito o processo de licitação”, diz.

Larissa Bezerra salientou que algumas medicações estão faltando. “Temos alguns medicamentos psicotrópicos e outros estão faltando, mas já estamos no processo de licitação e provavelmente no mês de maio já receberemos os medicamentos que estão faltando no estoque”, pontua.

Questionada sobre atraso de salários dos funcionários, ela preferiu não comentar.

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais