Aracaju promove evento de combate a parasitose

A população recebeu orientação sobre como tratar a doença (Foto: ascom SMS)

Uma parceria entre a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e um laboratório particular tem levado a diversas capitais brasileiras o projeto “Movimento Brasil Sem Parasitose”. Em Aracaju, a estrutura móvel foi montada na praça dos mercados centrais, e desde a última sexta-feira, 13, oferece serviços de orientação em saúde para a população. A iniciativa, que terminou na segunda-feira, 16, aqui na capital, contou com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A gerente do projeto, Carla Bacellar, informou que a iniciativa surgiu diante da preocupação com o crescente número de pessoas portadoras de parasitas. “Recebemos estatísticas apresentadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e elas direcionam nossas ações de acordo com a necessidade de cada cidade. A proposta aqui é facilitar o acesso ao serviço de saúde, além de informar a população quanto à prevalência das parasitoses, que é um problema sério, mas que se tratado precocemente e da maneira correta pode evitar complicações”, destacou.

Ainda segundo Carla, além das orientações quanto às formas de prevenção das parasitoses, as pessoas ainda recebem o medicamento responsável pela eliminação dos parasitas. “Todos são convidados a visitar nossa estrutura. Chegando aqui, passam por uma triagem, para que possamos identificar a condição demográfica, hábitos de higiene e sintomas que possam sugerir a presença de alguns parasitas. Logo após, o indivíduo é levado para uma consulta, na qual responde alguns questionamentos. Recebe também, orientações quanto à forma correta de higienização das mãos e dos alimentos, e só depois recebem o medicamento. Acreditamos que dessa forma é possível alertar a população sobre os fatores que predispõem a contaminação e reduzir o número de pessoas portadoras de parasitas”, pontuou.

A representante da SMS, a enfermeira Rosemary Silva do Carmo, ficou responsável por levar orientações sobre higiene. E reforçou a importância da participação da Prefeitura de Aracaju nesse tipo de ação. “Nós já dispomos de projetos que atuam no combate à parasitose em nosso município, mas quando existem mobilizações como esta, organizada pela FBG, fortalece nosso trabalho, o que é extremamente positivo para a população”, ressaltou.

O motorista, Edmundo Pereira, contou que passava pela praça dos mercados centrais quando viu a estrutura e resolveu conhecer o projeto. “Na rotina de trabalho que tenho, normalmente, os cuidados com a saúde ficam para segundo plano, então, quando temos a oportunidade de ter acesso a esse serviço de forma facilitada é muito bom. Muitas das orientações que foram passadas, nós já sabemos e aprendemos desde criança, embora não coloquemos em prática. Diante de alguns problemas que já tive com vermes, tenho tomado mais cuidado e, agora, com o remédio, espero estar ainda mais protegido”, afirmou.

A doméstica Cristiane Siqueira também passou no stand do projeto e elogiou a iniciativa. “É muito bom quando temos a união do poder público e privado para levar qualidade de vida para a população. Hoje pude tirar algumas dúvidas quanto à forma correta de higienização de alguns alimentos, e vou adotá-las, para que os parasitas fiquem bem longe da minha casa”, afirmou.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais