Sergipe apresenta 110 casos confirmados de microcefalia

Aracaju continua liderando o ranking de casos notificados (Foto: SES)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) continua monitorando os bebês nascidos com Microcefalia em Sergipe, através da notificação feita pelas maternidades e da análise de cada caso registrado. O trabalho, desenvolvido por uma equipe multiprofissional, é composto por ações diárias que visam tanto à assistência ao paciente (mães e crianças), quanto à vigilância epidemiológica e o controle do Aedes aegypti, vetor responsável por transmitir o Zika Vírus, uma das causas da má-formação congênita. Foram notificados 233 casos de Microcefalia, com 110 confirmados e outros 73 ainda em investigação.

No último informe epidemiológico divulgado pelo Núcleo Estratégico (Nest/SES), é possível constatar que não houve aumento no número de casos notificados no sistema de Registro de Eventos em Saúde Pública – Resp/Cievs/DVS: foram 233 distribuídos em 53 municípios sergipanos, mesma quantidade registrada na publicação anterior, além de 10 óbitos.

“Esse documento é divulgado, semanalmente, nos sites da Secretaria e do Núcleo (www.observatório.se.gov.br), resultado do trabalho criterioso de avaliação de dados feito pela equipe do Nest, em parceria com o Cievs/DVS”, ressalta a coordenadora do Núcleo, Eliane Nascimento.

Também resultado das ações desenvolvidas pelo Estado, o Informe apresentou um aumento no número de casos confirmados (110) e descartados (50). “Consequentemente, a quantidade de casos que continuam em processo de investigação diminuiu. Hoje são 73 nesta situação”, detalha, lembrando que todos os esforços estão sendo voltados para a confirmação dos casos de Microcefalia, em atendimento à Portaria 405, do Ministério da Saúde, através do laudo circunstanciado, sendo acompanhado pelas Diretorias de Atenção Integral à Saúde (Dais) e de Vigilância em Saúde (DVS).

A região de Aracaju continua liderando o ranking de maior número de casos notificados, com 84, seguida por Nossa Senhora do Socorro (40), Estância (32) e Itabaiana (26). O fluxo de assistência, instituído pelo Protocolo Estadual, direciona as crianças e mães da seguinte maneira: Ambulatório de Follow up para os bebês nascidos na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca) para os nascidos na Região de Aracaju e Hospital Universitário para as demais regiões.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais