Médicos: “”greve é gradual e atingirá todos os postos””

Unidade de saúde funciona normalmente (Fotos: Portal Infonet)

No Maria do Céu o atendimento também está normal

Spina lembra que a prefeitura não paga os salários, nem mesmo após decisão da Justiça (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Sem o pagamento dos salários, sem a primeira parcela do 13º, sem o 1/3 de férias e sem o aumento de aumento de 4,42 que não foi encaminhado a Câmara Municipal de Aracaju (CMAju) os médicos do municípios prometem paralisar o atendimento em todos os postos de saúde da capital. Nesta terça-feira, 9, a equipe do Portal Infonet esteve nos postos de saúde Maria do Céu, localizado na rua de Maruim e Amélia Leite, na travessa Wendel Quaranta. Em ambos os locais o atendimento clínico funcionava normalmente, mas uma usuária clamou a atenção para o atendimento da dentista no posto Amélia Leite que está sem funcionar.

“Hoje cheguei no posto e a dentista me informou que não iria atender por conta da greve, no meu caso não iria fazer nada grave, mas estou precisando de atendimento”, disse a dona de casa, Camila Soares de Oliveira.

A diretora do posto relatou que o atendimento médico não foi prejudicado com a greve e que a dentista não fará o atendimento por falta de condições da sala, que já foi interditada. “Mas já estamos providenciado outro local para o atendimento da dentista”, explicou a diretora Claudia Prata.

Sindimed

O diretor do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) José Carlos Spina, destacou que os médicos, bem como as categorias da saúde têm buscado um entendimento com a prefeitura de Aracaju, mas sem sucesso. “O nosso aumento de 4,42% até hoje não foi encaminhado a Câmara de Vereadores. Existe uma liminar que obriga a prefeitura a pagar o salário dos médicos com uma multa de R$ 1 mil por dia, mas nem assim a prefeitura está pagando. O descaso é total e nós iniciamos um novo movimento e os médicos estão aderindo de forma gradativa, mas caso a situação não seja normalizada todos os postos vão parar o atendimento”, explica Spina que garante hoje ter percorrido as unidades Antônio Alves, na Atalaia e Santa Terezinha, no Robalo, ambos já com adesão a greve.

SMS

Em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a informação é que nem todos os médicos aderem a greve, mas para aqueles que aderirem e as consultas estiverem agendadas os usuários vão precisar remarcar.

Prefeitura

Por meio de nota a “Prefeitura de Aracaju vem a público esclarecer a respeito da greve dos servidores da Saúde que alegam o não recebimento de férias, décimo terceiro e salário atrasado. O direito de greve é constitucional, no entanto, houve uma queda orçamentária prejudicada pela perda de recursos do Fundo de Participação dos Municípios ( FPM), sendo que muitos setores da PMA foram prejudicados. O calendário de pagamento do mês de julho foi iniciado no dia 29, férias começaram a ser pagas e sobre o décimo terceiro a equipe econômica da PMA está em busca de uma solução para tal medida."

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais