Caminhada pela Fibrose Cística percorre ruas do Centro

Inciativa tem também como objetivo conscientizar a sociedade (Foto: Organização/Isnpira)

“Um beijo pode salvar uma vida”, foi esse o tema da 4ª Caminhada pela Fibrose Císitica, que percorreu o Calçadão da João Pessoa neste sábado, 10. A inciativa tem também como objetivo conscientizar sobre a fibrose cística. Em Sergipe são 46 casos registrados da doença.

A presidente da Inspira – Associação Sergipana de Fibrose Cística em Sergipe, Gabriela Correia, quem possui a doenças em Sergipe sofre com a falta de medicação e com o diagnóstico, que começou a ser feito pelo SUS há dois anos. “Só há dois anos nós que tivemos o teste do suor pelo SUS, demorou muito para começar a ser feito aqui. A outra questão são as medicações, que o estado de Sergipe nã0 quer fornecer”, diz Gabriela.

A doença é genética e ainda não tem cura, mas com o tratamento adequado é possível que a criança cresça com qualidade de vida. “A fibrose faz com que o muco produzido pelo organismo seja mais espesso e causa pneumonia de repetição, tosse crônica e suor mais salgado do que o normal. Mas sem a medicação sendo fornecida, muitas crianças acabam internadas até por 14 dias”, reclama.

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais