Prefeitos eleitos são orientados para desafios na saúde

Para garantir eficiência, prefeitos terão que ser criativos (Foto: Portal Infonet)

Prefeitos eleitos participaram na manhã desta quarta-feira, 30, do I Seminário  Estadual de Saúde. O evento trouxe para os gestores orientações para lidar com a pasta da saúde num momento em que o país passa por crise política e econômica. Com o tema "SUS: avanços, desafios e agenda de eficiência para o quadriênio 2017 / 2020", o evento promoveu um momento de conhecimentos na área da saúde para os prefeitos.

Para garantir que a pasta da saúde não fique prejudicada, o secretário Executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde  (Conass), Jurandir Frutuoso, sugeriu aos gestores estratégias que possibilitem eficiência na pasta da saúde. Uma delas é a criação de uma agenda de eficiência baseada numa boa responsabilização dos entes que serão nomeados para cuidar da saúde.

Ainda segundo Furtuoso, os novos prefeitos estão entrando numa conjuntura adversa e que requer criatividade. “Esses gestores estão assumido suas Prefeituras, em uma época que há o conhecimento do cidadão em cobrar do que lhe é de direto, aliada a ineficiência absoluta de recursos que o país está atravessando uma crise política e econômica, portanto eles terão que usar a imaginação para fazer inovações”, diz.

Planejamento

O secretário Executivo do Conass disse também que uma agenda  de eficiência daria para os prefeitos, condições de fazer mais 30% do que se faz com o dinheiro que tem hoje. “Isso pode ser feito num planejamento bem feito, mas principalmente numa equipe bem montada. Prefeito que insistir em nomear secretário sem perfil, por amizade ou indicação política, vai cravar para si a própria cova. Quem não tiver esse cuidado vai ter que pagar o preço”, orienta.

Prefeitos

O prefeito eleito de Aracaju, Edivaldo Nogueira (PCdoB) disse que a iniciativa de debater a situação é importante para quem está assumindo à gestão e ressaltou que é preciso esforço para recuperar a saúde no país.  “É fundamental que os novos gestores possam saber a situação da saúde em que se encontra a saúde de seus municípios, para que a gente possa traçar os planos e tenhamos uma saúde recuperada. O SUS vive um momento de muita dificuldade e é preciso esforço de todos, para que a gente possa recuperar a saúde do nosso país. Tenho certeza que isso renderá bons frutos para os gestores que começam a gestão em 2017”, disse Edvaldo.

Evento

O evento, que ocorreu na Universidade Tiradentes, abordou temas como: "Planejamento do SUS: a importância dos instrumentos para a eficiência do Sistema"; "Conformação da Rede Hospitalar e de Urgência da SES"; "Análise de Situação em Saúde: monitoramento dos indicadores municipais"; "O SUS: avanços, desafios e agenda de eficiência para o quadriênio 2017 / 2020".

Por Eliene Andrade

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais