Fim de Ano: Plano de Contingência da Saúde é apresentado (Fotos: Portal Infonet) |
Preocupados com o possível aumento do volume de acidentes de veículos e ocorrências policiais durantes as festas de fim de ano, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS) apresentou nesta manhã, 23, o Plano de Contingência da Saúde para as Operações de Final de Ano.
Toda rede estadual de Urgência e Emergência estará envolvida no Plano que também contará com órgãos parceiros como Corpo de Bombeiros, CPRV, SMTT, CIOSP, SSP/SE, BPRV, Defesa Civil, Grupamento Tático Aéreo, além dos hospitais filantrópicos e as vigilâncias epidemiológica e sanitária.
“Contamos com a ajuda de todos os envolvidos, não vamos parar nenhum atendimento, mas o que a gente não pode causar é desassistência. Estamos todos integrados, todos os hospitais e órgãos da área de saúde estão à disposição para toda rede, médicos, enfermeiros. Estamos acompanhando diuturnamente pelos boletins e fazendo levantamento de todo atendimento que podemos ter nesse período crítico”, informa a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça.
A superintendente do Hospital de Urgência de Saúde (HUSE), Lycia Diniz, não esconde a preocupação com o possível aumento da demanda de atendimentos nesse fim de ano. “Eu tenho muito medo do fim do ano porque a gente tem uma escala. Pontualmente se um médico adoecer e não for para o plantão no interior, onera mais o HUSE. A gente fez escala especial para o Natal e o Ano Novo, acreditando que não vai ter problema, mas o hospital continua cheio”, informa.
Aumento da violência
Superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Maria Lúcia dos Santos |
O problema, segundo ela, aumentou por conta da parada das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs/Nestor Piva e Fernando Franco) e da Rede Básica do Município de Aracaju. “Posso dizer apenas do HUSE que a gente tem sentido muita dificuldade por causa disso. Como já afirmei várias vezes, 60% dos pacientes que chegam ao HUSE são de Aracaju. Esperamos que melhore a parte clínica, mas vai piorar a parte cirúrgica. Trauma sempre piora, e nessa época do ano se bebe muito, acontecem muitos acidentes de veículos e muita coisa ruim com armas”, explica.
O chefe do Operações do BPRV, Gilvan Menezes, informa que foi deflagrado nesta última quinta-feira, 23, a Operação Fim de Ano Seguro. “Vamos contar com cinco equipes diuturnamente para a fiscalização dos nossos postos. Teremos também um caminhão boiadeiro e um veículo guincho que vai atuar também em nossas rodovias”, informa.
A superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Maria Lúcia dos Santos, afirma que nas festas de final de ano há um aumento significativo nos atendimentos. “A gente observa que o Natal, para o SAMU é muito mais violento, tem muito mais ocorrência que o réveillon”, diz.
Por Moema Lopes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B