USFs da capital ofertam vacina contra HPV para meninos

Vacinas estarão disponíveis durante todo o ano em Unidades de Saúde da Família / (Foto: Arquivo Infonet)

Prevenir o câncer nos meninos de 12 e 13 anos, esse é o principal objetivo da vacina contra o vírus do HPV que começou a ser ofertada nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital, desde o último dia 02 de janeiro. A vacina que já é oferecida desde 2014 pelo Sistema único de Saúde (SUS) para as meninas e confere proteção contra quatro subtipos do vírus (HPV 6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia para quem segue corretamente o esquema vacinal, passa a ser obrigatória também no calendário anual dos meninos e será aplicada em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Débora Moura, todas as USFs de Aracaju, exceto a Irmã Caridade, estão habilitadas para aplicação da vacina. “Apesar das greves dos servidores da rede primária, conseguimos ter aplicação da vacina em todas as Unidades da capital, menos no Irmã Caridade porque ainda está em andamento a sala de vacina de lá. O nosso principal objetivo é conscientizar os pais para a importância de prevenir os cânceres de pênis, garganta e ânus, além das verrugas genitais nos meninos, doenças que estão diretamente relacionadas ao vírus do HPV, e dessa forma alcançarmos um benefício duplo que é também proteger as meninas”, explicou.

Em Sergipe, anualmente, são notificados 200 casos de verrugas genitais sendo 70% nos homens, por isso foram disponibilizadas 46 mil vacinas que devem ser aplicadas ao longo de todo o ano de forma obrigatória no cartão de vacina dos meninos, com reposição mensal nas Unidades de Saúde, como afirma Débora. “Não é uma campanha de vacinação, por isso não se encerra, ela é permanente e disponível, para isso é preciso só que seja apresentado o cartão de vacina e assim o adolescente vai poder atualizar outras vacinas, como a de combate a Meningite (Meningococo C) que também é uma novidade para o calendário vacinal dos meninos”, pontuou.

HPV para as meninas

Para as meninas, a imunização continua sendo recomendada como nos anos anteriores, para faixa etária de 9 a 13 anos, visto que nelas, o principal foco da vacinação é proteger contra o câncer de colo do útero, vulva, vaginal e anal, além de lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus. O HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual, mas também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto.

Fonte: Ascom/SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais