Hemose destaca importância do cadastro de medula óssea

hemose precisa de novos voluntários de medula óssea (foto: Ascom SES)

Estimular a multiplicação das informações para ampliar o número de voluntários inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Com essa finalidade, a equipe de Captação de

Doadores do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) deu início ao cronograma de atividades para 2017, que visa a composição de parcerias.

A assistente social Rozeli Dantas, gerente do serviço, explica que as ações contemplam visitas a órgãos públicos e instituições privadas para levar o serviço até os possíveis candidatos a doadores de medula.

“A demanda por pacientes que necessitam encontrar um doador de medula óssea compatível tem aumentado a cada ano. Por isso, é necessário levar mais informações sobre o serviço e também esclarecimento sobre o procedimento”, declarou.

Rozeli relatou que, ao tomar conhecimento sobre a importância do cadastro de medula óssea, as pessoas ficam solidárias aos pacientes. “Nos últimos três anos em Sergipe, tivemos grandes mobilizações em prol de pacientes com diagnósticos de leucemias, com a necessidade da realização do transplante de medula óssea, como por exemplo, Malu em Tomar do Geru, Jonathas em Itabaiana e Tainah de Lagarto, que infelizmente não resistiu”, lembrou.

Ela ressaltou que o procedimento é dividido em duas etapas. No Hemose, os voluntários realizam o preenchimento do cadastro com informações pessoais e a coleta de uma amostra de 5 ml de sangue para testes. ”Essa amostra é encaminhada para análise no laboratório referenciado que realiza o teste de Histocompatibilidade – HLA, que verifica as características genéticas entre o doador e receptor“, detalhou.

As informações do candidato a doador de medula ficam guardadas no banco de dados do Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que regularmente faz o cruzamento de dados, com o Registro Nacional de Receptores de Medula Óssea (Rereme). Essas informações ficam no banco de dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), instituição responsável pela operacionalização dos transplantes de medula no Brasil.

Para compor o cadastro de medula óssea é necessário estar bem de saúde, ter entre 18 e 55 anos e não ter doenças infecciosas. Mais detalhes sobre o serviço e o agendamento de coletas para o Redome, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte:SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais