País está em alerta contra a febre amarela

Sândala Teles tranquiliza a população e informa que no Estado ainda não foram encontrados macacos mortos (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O país está em alerta contra a febre amarela e a situação não é diferente no Estado de Sergipe, já que já foram encontrados quatro macacos mortos pela doença em Salvador. Mesmo assim, a coordenadora do programa Estadual de Imunização, Sândala Teles, tranquiliza a população e informa que no Estado ainda não foram encontrados macacos mortos e nem tão pouco registrados casos de pessoas com a doença.

“Ocorreu morte agora de macacos no Estado da Bahia, natural que a população se preocupe porque Bahia é pertinho de Sergipe, mas o governo do Estado, através da Vigilância Sanitária está fazendo estudos em macacos. A população pode ficar calma, pois não temos ainda caso registrado de febre amarela”, afirma Sândala Teles.

Por causa disso, em Sergipe, a vacina contra a febre amarela é só para quem vai viajar para áreas de risco da doença e somente crianças a partir de 9 meses até a idade adulta é que podem ser imunizados. “Ou seja, um adulto que vai para uma zona de risco também pode tomar a vacina”, explica.

Na Bahia

O número de mortes de macacos infectados pelo vírus da febre amarela em Salvador neste ano subiu para quatro. O dado foi divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), na tarde desta última quarta-feira, 29. Na manhã deste mesmo dia, o órgão já havia confirmado o primeiro caso da doença em macaco na capital baiana.

As quatro mortes dos animais, conforme a Sesab, foram registradas nos bairros da Vila Laura, região de Brotas, Itaigara, Itacaranha e São Tomé de Paripe, no subúrbio. “Identificamos 26 macacos que foram achados de janeiro para cá. Alguns deles, claramente, morreram por espancamento”, explicou o secretário da Saúde do município, José Antônio Rodrigues.

De acordo com ele, não é o macaco que passa a doença para a população, quem passa é o mosquito. “O macaco é um sentinela porque através dele ficamos sabendo que tem algo que precisamos ficar atentos na região”, esclarece. Na Bahia ainda não há casos de pessoas com febre amarela.

Por Moema Lopes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais