Samu registra quase 60 mil chamadas em três meses

A assistência oferecida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) beneficiou, só no primeiro trimestre deste ano, quase 60 mil cidadãos. Os atendimentos realizados por Unidades de Suporte Avançado (USAs) somaram 2.304, enquanto que por Unidades de Suporte Básico (USBs), 8.775 e por motolâncias, 325.

A maior parte desses atendimentos, segundo o coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu 192 Sergipe, Ronei Melo, corresponde a casos clínicos, tais como os ocasionados por acidente vascular cerebral (AVC), infarto agudo do miocárdio ou crise hipertensiva.“Entre os casos clínicos, as doenças cardiovasculares ainda estão entre as ocorrências mais comuns. Os casos traumáticos estão em menor número, comparado aos clínicos, sendo as ocorrências relacionadas a acidentes motociclísticos as mais numerosas”, explicou o coordenador.

Campanhas educativas
Ronei enfatiza a necessidade de campanhas de conscientização, a fim de que os cidadãos adotem práticas preventivas em seu cotidiano e passem a utilizar os equipamentos de proteção (individual e coletiva) e assim evitem o maior número de acidentes.

“Através do Projeto ‘Amigo do Samu’, as equipes do NEP realizam ações educativas que visam reduzir os acidentes, seja através do incentivo para o uso de capacetes, cintos de segurança ou mesmo evitando utilizar celulares e ingerir bebidas alcoólicas ao volante. Ainda mantemos constantemente ações que visam inibir a prática dos trotes, que reduzem com as campanhas, mas chegam a representar entre 30% e até 50% do número total de chamadas recebidas pelo 192 , em determinados períodos”, acrescentou.

Orientações médicas
Outro importante recurso disponibilizado pelo Samu 192 Sergipe é a regulação médica realizada pelos profissionais que atuam na Central de Regulação. Quando o solicitante liga para o 192, automaticamente, informa ao Telefonista (Técnico Auxiliar de Regulação Médica – Tarm) informações básicas como nome, endereço, ponto de referência e o tipo de ocorrência. Em seguida, a ligação é encaminhada para o médico regulador, que está capacitado para identificar a necessidade do solicitante e com base nela, realizar a orientação médica.
Segundo a coordenadora assistencial do Samu 192 Sergipe, Luciana Carvalho, a partir da regulação médica é possível ao médico regulador definir a melhor resposta para as solicitações de socorro. “Essa resposta dada ao paciente pode ser feita através do envio de uma unidade móvel de atendimento (motolância, USB ou USA) ou por meio de orientações, sempre de acordo com a real necessidade do usuário”, salientou.

Aciono o 192?
No geral, os cidadãos devem acionar o Samu em casos traumáticos de grandes proporções, em situações de rebaixamento de nível de consciência, em caso de suspeita de enfarto agudo do miocárdio (IAM), dispnéia muito súbita ou insuficiência respiratória aguda que inspire suplementação de oxigênio, suspeitas de AVC ou derrame cerebral, entre outros casos considerados muito graves.

Em situações de queimaduras graves, acidentes de trânsito com vítimas, intoxicação, trabalhos de parto onde haja risco de morte para o bebê ou para a mãe, casos de afogamentos, de choques elétricos, acidentes com produtos perigosos, ferimentos por arma de fogo ou branca (faca, facão) ou mesmo em casos de pacientes psiquiátricos em crise, o cidadão deve também realizar chamada telefônica gratuita para o 192.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais