Ações educativas lembram o Dia de Higienização das Mãos

Ação foi realizada no Hu (Foto: HU)

Durante toda a quarta-feira, 3, colaboradores do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) participaram de uma ação bem diferente para lembrar o Dia Internacional de Higienização das Mãos, comemorado em 5 de maio.

A equipe do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) da instituição percorreu as instalações do hospital para sensibilizar colaboradores, pacientes, visitantes e acompanhantes a respeito da importância do ato de higienizar as mãos, conforme relata o enfermeiro do Serviço, Rodrigo Sant’Ana.

“Estamos realizando a campanha para prevenção de infecções relacionadas à assistência. É importante que a gente consiga conscientizar os profissionais diante de momentos como antes e após realizar o contato com o paciente, a fim de evitar a transmissão de microrganismos que podem trazer infecções”, destaca.

Benefícios

Rodrigo ressalta os benefícios que a técnica traz para o paciente. “Para o paciente, temos uma diminuição de riscos, evitando o agravamento do seu quadro de saúde. Com isso, conseguimos diminuir o tempo de internação desse paciente no hospital, consequentemente amenizamos o sofrimento dele e dos familiares e reduzimos os custos. São diversos benefícios diante de um procedimento que é bem simples, higienizar as mãos, seja com água e sabão ou seja com álcool gel”, pontua o enfermeiro.

A chefe da Unidade de Vigilância em Saúde do HU-UFS, enfermeira Diana Euzébio, relata que o foco desta campanha está no álcool gel. “Nem sempre temos uma pia, com água e sabão, em qualquer local. Já o álcool gel, é portátil e tem muita eficiência. É importante que os profissionais utilizem a técnica corretamente, higienizando palmas, dorsos, dedos, espaços entre os dedos, articulações, pontas dos dedos e punho”, lembra a profissional.

Ação educativa

A equipe do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde caprichou na ação. Enfermeiros e técnicos de enfermagem usaram fantasias de bactérias, fizeram atos educativos e houve até cantoria, com paródias sobre a higienização das mãos. A técnica em enfermagem Lílian Santos aprovou a iniciativa.

“É muito interessante que todas as categorias participem. Não podemos esquecer que estamos trabalhando em um hospital. Já é uma prática minha higienizar as mãos com álcool gel usando as técnicas recomendadas”, diz.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), as dez doenças mais comuns que podem ser evitadas com a higienização adequada das mãos são infecção estomacal, respiratória, gripes, resfriados, diarreia, doenças de pele, espinhas, dor de garganta, infecções no ouvido e erupções na pele.

Fonte: HU/Ebserh

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais