Pacientes estavam acomodados em cadeiras plásticas (Foto: Coren/SE) |
O Coren/SE realizou na tarde da última quarta-feira, 3, a fiscalização no hospital Nestor Piva, UPA Zona Norte. Os conselheiros regionais Ademir Pimentel Andrade e Maria Aparecida Vieira Souza, acompanhados da enfermeira fiscal Daniela Miranda, vistoriaram as instalações do hospital e constataram o caos instalado no local e os graves riscos à que estão expostos os profissionais e a população.
Foram inspecionados os setores de acolhimento e estratificação de risco; hidratação rápida; setores de observação masculino e feminino; internamentos; sala de estabilização; Central de Materiais e Esterilização (CME) e salas de sutura, ortopedia e curativos.
Dentre as irregularidades encontradas as principais que causaram preocupações foram a inexistência do enfermeiro em setores obrigatórios, além de outros em condições inadequadas, a exemplo de pacientes acomodados em cadeiras plásticas, atendidos por um quantitativo insuficiente de profissionais.
Nas unidades de Observação, foi constatada superlotação com presença de pacientes internados em macas sem grade e inapropriadas. Ressalte-se que a permanência dos pacientes neste local não deveria ultrapassar as 24 horas. Posto de Enfermagem improvisado não oferecendo aos profissionais ambiente adequado para o seguro exercício das atividades.
A CME da instituição realiza a esterilização dos materiais de 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Aracaju, além do que é utilizado pela própria unidade. Entretanto, o quantitativo de profissionais é insuficiente causando sobrecarga e problemas físicos relatados durante a fiscalização pelos profissionais.
Os conselheiros verificaram ainda estrutura precária com pacientes graves acomodados em camas sem grade e equipamentos danificados; internamento sub-utilizado, ausência de carrinhos de urgência equipados em todo o hospital e a inexistência dos Manuais e Protocolos de Enfermagem.
Diante das condições identificadas, o Conselho emitirá relatório de fiscalização notificando as autoridades competentes sobre as irregularidades. Não havendo manifestação dos gestores, o Conselho deverá entrar com Ação Civil Pública contra o município de Aracaju visto que fiscalizações anteriores também apontavam problemas que não foram solucionados.
A Prefeitura de Aracaju informou que vem realizando melhorias significativas no Nestor Piva, como o reposicionamento de setores estratégicos e implantação do atendimento por classificação de risco, gerando agilização do atendimento e assistência qualificada. A PMA disse ainda que recebeu o relatório do Coren e que desde o início da gestão, trabalha para solucionar diversos problemas na unidade de saúde.
Com informações do Coren/SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B