Huse se prepara para receber vítimas de queimaduras

Unidade de Tratamento de Queimados do Huse se prepara para período junino (Foto: SES)

Com a proximidade do mês junino, a Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) prepara-se para receber as vítimas de queimaduras que se dirigirem à unidade. Inicialmente, as equipes da UTQ e dos diversos setores de urgência e emergência do hospital passam pelo ‘Curso Anual de Atualização no Atendimento ao Paciente Queimado’, com o objetivo de qualificar o atendimento.

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe contam com um dos mais equipados serviços de assistência a vítimas de queimaduras do Nordeste. Em funcionamento 24 horas na Unidade de Tratamento de Queimados do Huse, o serviço é um dos poucos da região entre Bahia e Alagoas a ser credenciado pelo Ministério da Saúde (MS) como referência nesse tipo de tratamento.

UTQ

A UTQ do Huse dispõe de uma sala exclusiva para curativos, evitando que pacientes queimados graves precisem ocupar as salas do centro cirúrgico do hospital. A equipe multidisciplinar do setor é composta por cirurgiões plásticos, nutricionistas, enfermeiros, anestesiologistas, auxiliares de enfermagem, clínicos e pediatras.

Para este ano, todo o esquema de funcionamento e atendimento está sendo montado com dois cirurgiões plásticos, dois auxiliares de enfermagem e uma enfermeira de plantão, uma sala de procedimentos, além da ajuda de residentes da cirurgia plástica. Toda estrutura e o material são voltados para a realização de atendimento com excelência para a população.

A unidade funciona com 14 leitos. Desses, quatro são exclusivos para crianças e dois são utilizados como semi-intensivos, sendo que estes últimos também servem de isolamento em caso de necessidade. Primeiramente, as vítimas são atendidas no pronto Socorro do Huse, de onde são encaminhados para a UTQ. Somente nos cinco primeiros meses deste ano já foram realizados 205 atendimentos.

Cuidados

Soltar fogos é uma tradição durante o período junino em Sergipe, mas é preciso ter alguns cuidados, como o uso de luvas. Outro cuidado a ser observado são os procedimentos em casos nos quais a queimadura já aconteceu, a exemplo de utilizar somente água corrente para lavar, depois envolver com um pano seco e limpo e levar a pessoa machucada para o hospital mais próximo.

Os pacientes mais graves ficam internados no hospital, mas a maioria é liberada para depois ser feito um acompanhamento no ambulatório. Porém, em casos mais graves, os usuários são operados no centro cirúrgico e internados na UTQ, que já está preparada para receber esses pacientes.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais