Capela: pacientes temem fechamento de Maternidade

Sônia Santos: orinetada a deixar a paciente a suportar a dor (Fotos: Portal Infonet)

Por falta de profissionais habilitados para completar as escalas, a Maternidade Leonor Franco, de Capela, não está prestando atendimento à população. As pacientes são orientadas a buscar assistência em outros municípios e acabam migrando para a capital, onde também encontram dificuldades devido à superlotação.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Capela informou que a Maternidade é gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e que há ameaça de fechamento e que a prefeita Silvany Sukita está tentando impedir o fechamento fazendo constantes contatos com o Governo do Estado. A assessoria informou que a Maternidade de Capela continua aberta, mas sem funcionar a contento por falta de pessoal.

A empregada doméstica Maria José Santos Barreto foi obrigada a se deslocar para a capital sergipana no final de semana levando uma sobrinha, nos últimos momentos da gestação. Foi uma maratona, conforme ela mesma revelou. “Fomos em Socorro, chegamos lá não tinha pediatra. Então, viemos para Aracaju e aqui fomos atendidas”, destacou dona Maria José. A criança nasceu por volta do meio-dia do sábado, 3, na Maternidade Santa Isabel, que também tem dificuldade de atender à demanda.

A mãe da paciente, Sônia Santos Barreto, reclama da falta de atendimento no município de Capela. “A gente leva para a Maternidade e lá eles dizem que é para ela [a paciente] aguentar a dor do parto. Mas como aguentar essa dor?”, comenta dona Sônia, lamentando as dificuldades que enfrentou para receber o neto.

Maratona para o parto da sobrinha acontecer

Maternidade Santa Isabel: fechamento temporário pela superlotação 

Ao Portal Infonet, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde reconheceu as dificuldades para fechar a escala na Maternidade de Capela, mas descartou a possibilidade de fechamento daquela unidade. De acordo com a assessoria, “a capacidade de produção” da unidade continua passando por análise técnica e que o Governo do Estado deflagrou processo de seleção simplificada para contratação de pessoal para atender à demanda daquela e de outras unidades mantidas pelo Estado.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais