Posto de Saúde da Coroa do Meio vem apresentando demora na marcação dos exames (foto: Arquivo POrtal Infonet) |
Motivado por denúncia veiculada na imprensa local, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) constatou, através de inspeção extraordinária, o mau funcionamento da Unidade de Saúde Hugo Gurgel, localizada no bairro Coroa do Meio, em Aracaju, com destaque para o excessivo retardamento para realização de exames e consultas. Para chamar atenção para o problema, pacientes se acorrentaram ao portão da unidade.
O processo foi levado ao Pleno na última quinta-feira, 8, pelo conselheiro Ulices Andrade, cujo voto, aprovado por unanimidade, foi pela aplicação de multa de R$ 10 mil ao ex-gestor da Saúde municipal, Antônio José Saraiva de Almeida, que respondia pela pasta quando a inspeção ocorreu, nos dias 21 e 28 de julho de 2016.
Nas visitas à Unidade, a equipe técnica do TCE constatou as irregularidades denunciadas, detectando, inclusive, solicitações de exames com espera de até 15 meses, sem a devida autorização e sem expectativa para a sua realização.
Segundo o relatório, também foi verificada a lentidão de consulta com médicos especialistas, além da inexistência de condições de segurança necessárias à preservação do patrimônio e da integridade física de usuários e servidores.
O colegiado então decidiu pela procedência da representação, que teve como autor o procurador José Sérgio Monte Alegre, do Ministério Público de Contas.
Além de noticiar o mau funcionamento da Unidade, a reportagem destacou que pacientes que se acorrentarem na porta do local.
Fonte: Ascom TCE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B