Secretário não concorda com prefeito e explica sua saída

André Sotero diz que trabalharam contra a sua gestão (Foto: Arquivo Infonet)

O ex-secretário municipal de saúde, André Sotero, pediu demissão do cargo por não concordar com os encaminhamentos que estão sendo feitos pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B) à política de saúde. O ex-secretário revela que o prefeito adotou determinadas medidas diretamente relacionada à pasta sem consultá-lo e que estas medidas teriam sido o real motivo do caos na prestação dos serviços à população.

O crucial, segundo o ex-secretário, seria as mudanças feitas na maneira de remunerar as horas extras, sem aviso prévio aos servidores e sem consulta ao gestor da pasta.

"Achei isto desrespeitoso, desde então os funcionários estão sobrecarregados, é a maior dificuldade para conseguir quem faça hora extra. Está um caos", desabafa o ex-secretário. Ele diz que no mês de março, também sem comunicá-lo e sem respeito aos profissionais do Projeto Acolhe, a Prefeitura deixou de pagar a gratificação daqueles servidores. O ex-secretário reconhece que o pagamento da gratificação era ilegal, mas defende que o prefeito poderia encontrar meios legais dialogando com os servidores. "Era ilegal, mas a atual gestão pagou janeiro e fevereiro assim. Suspenderam em março sem prévio aviso. Resultado: ficamos sem eles no administrativo, eis o motivo do caos nos postos", diz. "O revoltante é que estavam sendo cobrado de mim a resolução de um problema gerado por outra pessoa. Jamais assumirei erros que não são meus.  Jamais faltarei respeito com as pessoas", observa.

O ex-secretário revela que várias outras atitudes estavam sendo tomadas sem o conhecimento dele e cita como exemplo exonerações e nomeações na pasta. E admdite a deficiência com a falta de medicamentos básicos por falta de administração e se coloca vitima de um grupo que trabalhou contra o empenho dele na administração Municipal. "Vários postos estão sem dipirona, sem AAS, sem remédios para hipertensão e diabetes. Isto não é por falta de dinheiro. E o que é pior, descobri sozinho nas minhas visitas. Meu DAF nunca me comunicou nada. Na verdade, quem assina como DAF não está nomeada como tal. 99% das pessoas da SMS são brilhantes, Aracaju não pode perdê-las, mas há quem sempre trabalhou contra mim, mas que detém o poder e o prestígio", resume.

O secretário adjunto da Comunicação Social do município, Elton Coelho, informou que o prefeito não se manifestará sobre as declarações do médico André Sotero. "O prefeito não se manifestará, já aceitou a exoneração e já agradeceu pelo trabalho e esforços dele na saúde", disse o secretário adjunto.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais